banner
as
publicidade
publicidade

SAC completa 20 anos como serviço de referência internacional

SAC completa 20 anos como serviço de referência internacional

Oferecendo mais de 800 serviços nas 57 unidades espalhadas na capital e também em diversos municípios do interior da Bahia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) completa, no mês de setembro, 20 anos. Ao longo das últimas duas décadas, o modelo de prestação de serviço da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) se tornou uma referência e hoje é adotado em 24 estados brasileiros, no Distrito Federal, e em países como Portugal, Colômbia e República Dominicana, além de ter rendido prêmios de reconhecimento internacional ao órgão, como da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para marcar a comemoração dos 20 anos do SAC baiano, servidores e representantes de 14 estados brasileiros foram recebidos, na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do Hotel Catussaba, em Salvador, onde trocaram experiências e discutiram novas formas de melhorar ainda mais o serviço prestado à população. A programação de aniversário também inclui homenagem aos servidores e discussões sobre as novas perspectivas de acesso do cidadão e inovações na prestação de serviços públicos.

De acordo com o secretário da Administração, Edelvino Góes, o SAC é um exemplo de inovação radical do serviço público e que tende a avançar, tanto na ampliação da rede, quanto na modernização. “Nosso foco é a melhoria contínua. Temos um cidadão cada vez mais exigente, que demanda mais qualidade em curto prazo, e estamos caminhando para, de forma gradual, a integração com a prestação de serviço de base tecnológica, com a utilização dos meios eletrônicos, e esse é o nosso atual desafio”, afirmou o secretário.

Rede SAC

Com cerca de 175 milhões de atendimentos já realizados desde a fundação, em 1995, a rede possui atualmente 57 unidades de prestação de serviço, entre 15 postos fixos em Salvador e região metropolitana, outros 20 em cidades do interior, além de 19 Pontos Cidadão e três carretas do SAC Móvel. Isso possibilita que a população baiana tenha acesso onde for mais cômodo e mais perto de sua residência, ainda que na própria cidade não haja unidade.

Para a diretora operacional do SAC, Carla Santiago, os serviços levam mais do que documentação para o povo baiano, levam cidadania. “O documento, por exemplo, é um meio para que a pessoa possa exercer a cidadania plena, ser identificada por um sistema, participar de projetos sociais, entre outras coisas. Levar isso é uma forma também de mudar a sociedade”, contou a diretora.

Entre as inovações dos últimos anos, destacam-se a associação de serviços estaduais com municipais, de órgãos federais ou ainda instituições privadas, todos num mesmo lugar; o sistema de atendimento por hora marcada, o que reduz as filas e o tempo de espera pelo público; a implantação de terminais de autoatendimento com acesso ao Portal SAC; e o lançamento do aplicativo SAC Mobile, que permite o acesso ao portal através de tablets e smartphones. As mudanças visam, sobretudo, uma melhoria do atendimento e uma expansão do alcance dos serviços à população baiana.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21