banner
publicidade
publicidade

SAMU DO EXTREMO SUL COMEMORA 3 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE DA REGIÃO

SAMU DO EXTREMO SUL COMEMORA 3 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE DA REGIÃO

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa neste mês de setembro, três anos de serviços prestados nos 13 municípios que compõe nossa região no Extremo Sul da Bahia.

Em Teixeira de Freitas foi realizado um café da manhã, para a equipe técnica do SAMU, e do setor de regulação. Os profissionais foram recebidos pelos coordenadores da unidade, logo depois foi realizado um momento de agradecimento e aplausos pelos serviços prestados pelos profissionais a comunidade teixeirense e região com muita eficácia e dedicação.

O coordenador geral da unidade reguladora e do SAMU local, Silas Oliveira, fez uma explanação sobre os bons serviços ofertados por toda a equipe, e leu uma carta de um autor desconhecido que retrata todo o significado que representa o SAMU para com toda a sociedade. Que diz o seguinte: “Uma Ambulância do SAMU traz esperança de vida há todas as pessoas que estão necessitando de um atendimento de urgência, mesmo para aquelas que podem ter o melhor e mais caro plano de saúde, mas se for vitima de um acidente ou de violência, certamente é o SAMU que será acionado, e fará o primeiro atendimento. Mas vale ressalvar ainda a grande dedicação e profissionalismo que esses operários da saúde têm para com a nossa sociedade, sem distinção de cor ou raça. Pois mesmo tendo que enfrentar diversas dificuldades, eles irão fazer o possível para cumprir com a sua missão, que é salvar vidas. Há um detalhe que admiro nos samuzeiros, eles não são apenas uma categoria, eles são uma irmandade. Acredito ainda que esses profissionais sejam talvez a melhor expressão do que Cristo pregou ao dizer, amar o próximo como a si mesmo. Mas mesmo tendo um valor humano inestimável, o SAMU é vitima também dos desumanos que prejudicam o serviço através de trotes, que passam de 40% das solicitações, como também da brutalidade dos que ameaçam as equipes e depredam as ambulâmcias que salva vidas. Torço muito e espero contribuir para que o SAMU avance na sua abrangência, qualificação e principalmente no reconhecimento. Talvez esse seja o maior desafio a enfrentar, mas é justamente superando as resistências o melhor meio de se tornar forte”. Finalizou assim as suas palavras.

Segundo o secretario de saúde de Teixeira de Freitas, Eujácio Dantas, o  SAMU do municipío está passando por dificuldades com a manutenção das ambulâncias, em decorrencia de não ter uma oficina autorizada para manutenção dos veiculos, conforme é preconizado pelo o fabricante. E por conta dos veiculos trabalharem 24 horas por dia, especialmente em Teixeira de Freitas que é a maior cidade do Extremo Sul, o que demanda check-ups constantes nos veículos.

Ele destaca ainda que no Plano Regional de urgência e emergência, que foi aprovado pela a Comissão Intergestores Regional (CIR), no ultimo dia 10 de setembro, que será encaminhado ao Gorveno do Estado e ao Ministrério da Saúde, e que o referido plano esta contemplado tembém o aumento da frota no municipío. E relata: “Estamos fazendo o possível para manter a regularidade dos serviços do SAMU em nossa cidade. E resalto ainda que esta é uma das nossas prioridades, em  regularizar a situação atual, estamos fazendo de tudo para manter os serviços na sua normalidade, inclusive hoje (19/09), estamos com as duas ambulâncias à disposição da população na unidade. Referente ao aumento e renovação da frota, isso fica a critério do Ministério da Saúde, através da portaria que regulamenta o convênio, e sucessivamente os serviços oferecidos pelo SAMU. E como foi falado anteriormente, nós já solicitamos tanto o aumento no número das ambulâncias, quanto também a renovação da nossa frota no municipío, ficando agora no aguardo do Ministério. Mas independente dessas dificuldades, temos que reconhecer o exelente trabalho que é feito por esses profissionais, e aproveito para parabeniza-los pelos os três anos de bons serviços prestados ao nosso municipío, e toda região, que compõe o nosso sistema de regulação”. Concluiu o secretario.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21