banner
publicidade
publicidade

Saúde da mulher é prioridade na Bahia

Saúde da mulher é prioridade na Bahia

Segunda-feira, 9 de janeiro, uma data marcada na luta pela atenção à saúde da mulher na Bahia. Dois grandes eventos representaram conquistas importantes para o estado.

O hospital da Mulher, a maior unidade especializada no atendimento à saúde da mulher do Norte/Nordeste, foi inaugurado em Salvador.

O investimento foi superior a R$ 40 milhões. Equipamentos de alta tecnologia vão garantir maior confiabilidade aos diagnósticos médicos e promover agilidade no tratamento contra o câncer. A estrutura conta com dez salas cirúrgicas, 136 leitos, um centro de diagnóstico, que inclui aparelhos como tomógrafo computadorizado, ultrassom e raio-X. 

A unidade de referência estadual de atendimento à mulher tem ainda uma equipe formada por 125 médicos, 200 profissionais de apoio administrativo e logístico e 350 trabalhadores da área assistencial.  Oferece assistência em ginecologia, oncologia e mastologia e, como novidade, o Serviço de Média Complexidade em Reprodução Humana Assistida. 

unnamed-4

O Hospital da Mulher localizado no Largo de Roma na cidade baixa, também vai atender vítimas de violência sexual que serão encaminhadas pela equipe do hospital para o atendimento jurídico. “O acolhimento é realizado por um enfermeiro, que vai fazer a primeira abordagem. O médico, o psicólogo e o assistente social aparecem na sequência. Para a questão jurídica, é preciso formalizar um boletim de ocorrência. O atendimento é por demanda espontânea ou referendado, via regulação”, afirma Lindenor Messias coordenador de Implantação do Hospital da Mulher.

A inauguração do Hospital da Mulher aconteceu segunda-feira (09), com as presenças do governador Rui Costa e de autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo. O Hospital inicia o atendimento ambulatorial na próxima sexta (13) e na segunda (16), começa a receber pacientes, mesmo dia de abertura da urgência e emergência ginecológicas.

Também na segunda-feira (9) o médico, professor e pesquisador Dr. Alfredo Dornellas de Barros recebeu o Título de Cidadão Baiano, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado.

Dr. Alfredo Dornellas de Barros é autor de mais de 150 obras científicas publicadas e reconhecidas mundialmente. É um dos maiores especialistas no Brasil na área de oncologia feminina e o diretor do núcleo de mastologia do Hospital Sírio Libanês.

A sessão especial de entrega do título foi proposta pela deputada Fabíola Mansur (PSB). “Agradeço ao deputado Marcelo Nilo por ter feito o diferencial em promover uma entrega de título de cidadão baiano em pleno recesso. Homenagear o Dr. Alfredo Dornellas de Barros é uma honra de todos nós. É reconhecer que as barreiras estaduais não são obstáculos para reconhecer o trabalho de alguém que tem a Bahia no coração”, disse Mansur.

A solenidade teve a participação do coral da Assembleia Legislativa da Bahia e as presenças do Secretário de Saúde do estado Fábio Vilas Boas, da presidente das Voluntárias Sociais Aline Peixoto, da Desembargadora Araci Lima Borges, da Senadora Lídice da Mata, além de representantes de diversas entidades de saúde do estado.

A sessão especial foi aberta pelo presidente da casa, Marcelo Nilo, que lembrou da feliz coincidência de que nesse mesmo dia de homenagem ao mastologista Dr. Alfredo, o governador Rui Costa estaria entregando à tarde o Hospital da Mulher, com um investimento anual de mais de R$ 40 milhões.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21