banner
publicidade
publicidade

Saúde em Movimento: edição de Teixeira de Freitas supera metas

Saúde em Movimento: edição de Teixeira de Freitas supera metas


Durante os sete dias de ação do Programa Saúde em Movimento em Teixeira de Freitas, todas as metas foram superadas. O formato itinerante, que leva 14 médicos e mais 82 profissionais de suporte aos municípios do interior da Bahia para a realização de consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, já é referência em todo o Brasil e servirá de modelo para outros estados. Cerca de 1700 pacientes voltaram para a casa operados, realizando o sonho de voltar a enxergar com nitidez, ao todo, foram mais de 5 000 procedimentos realizados somente em Teixeira de Freitas.

 

Para que toda esta mobilização fosse possível, duas carretas chegaram a Teixeira de Freitas e disponibilizaram estrutura de diagnóstico e centro cirúrgico, em condições equivalentes às das melhores clínicas. Cobertura e toldos foram dispostos para abrigar os pacientes do sol e da chuva, além da utilização de um galpão existente na área escolhida para o aporte do Programa, ao lado do Hotel Águia, Avenida Getúlio Vargas. O Saúde em Movimento é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), viabilizado por parcerias com os municípios anfitriões. “Para que esta estrutura viesse para cá, nós nos empenhamos muito, tínhamos muita vontade de trazer este benefício para nossa região”, registrou o Secretário Municipal de Saúde Eujácio Dantas.

 

Entre os mais de 1700 pacientes operados estava Seu Abidon Moreira da Silva, 91 anos. A filha de S. Abidon, a Meire, disse que a pelo menos 7 anos o pai sofria com a catarata e que sua visão estava muito comprometida, “ a gente estava guardando um dinheiro todo mês para a operação, mas a gente nem sabia quanto tempo seria necessário esperar pra fazer a operação, e agora ele está ótimo”, contou Meire, que classificou o movimento como uma ação de fé. O próprio Abidon fez questão de falar de sua satisfação respondendo que: “ tá bom demais, já enxergo 90%”, isso dois dias depois de passar pelo procedimento. Depois das cirurgias, os pacientes foram submetidos a uma consulta de avaliação e uso de colírios pós cirúrgicos, além de receberem orientações quanto o melhor procedimento durante a cicatrização. Quem precisava de óculos, voltou para casa com eles, novinhos, feitos sob medida e de graça.

Além de teixeirenses o Programa atendeu as caravanas que vieram de Itanhém, Prado, Mucuri, Nova Viçosa, Jucuruçu, Alcobaça, Caravelas, Vereda Lajedão e Ibirapuã. Segundo a coordenadora do projeto Fabíola Mansur, a etapa de Teixeira de Freitas foi um grande sucesso, sobretudo pelo comprometimento do município, via Secretaria Municipal de Saúde, que demonstrou muita habilidade nos acolhimentos. Fabíola informou ainda que os atendimentos são direcionados para quem tem 60 anos ou mais e alunos do Todos Pela Educação (Topa). A etapa de Teixeira de Freitas recebeu a visita e vistoria do Secretário Estadual de Saúde Jorge Solla, que esteve em dois momentos, e ainda do governador Jaques Wagner, que chegou com comitiva.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21