banner
publicidade
publicidade

Saúde: Melhor em casa atenderá pacientes de Teixeira de Freitas

Saúde: Melhor em casa atenderá pacientes de Teixeira de Freitas


A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, lançou na manhã de quinta-feira (03) o Melhor em Casa, Programa de Internação Domiciliar ligado ao SUS/Ministério da Saúde, que vai possibilitar que os teixeirenses tenham atendimento médico no conforto de seus lares. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e foi presidida pelo prefeito João Bosco Bittencourt.


Sob a temática “ A Segurança do Hospital no conforto do seu lar”, a atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.


A Atenção Domiciliar é regulamentada pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 2.527/11 e, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), está organizada em três modalidades a partir da caracterização do paciente cuidado e do tipo de atenção e procedimentos utilizados para realizar o cuidado dos mesmos, chamados de AD, sendo:


AD1: destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.


AD2: destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção.


AD3: A modalidade AD3 destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, com necessidade de maior frequência de cuidado, recursos de saúde, acompanhamento contínuo.

“Pesquisas indicam que 30% das pessoas internadas nos hospitais poderiam ser atendidas ambulatoriamente”, comentou o secretário municipal de Saúde Eujácio Dantas durante a solenidade de lançamento.


O atendimento do Melhor em Casa se dá por uma equipe multiprofissional, dotada de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico e assistente social. Além da assistência integral e tratamento humanizado, o programa contribuirá para que a demanda no Hospital Municipal seja diminuída, otimizando o trabalho lá executado.


Além das autoridades citadas, também estiveram presentes o chefe de gabinete Claudio Guaraná; Paulo Costa, da Comunicação da Prefeitura; a secretária de Habitação Erlita de Freitas; os secretários de Segurança com Cidadania Bartolomeu Calheiros, de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro; o diretor de Cultura/Secretaria de Educação Ramiro Guedes. Representando o Legislativo, o vereador-presidente Ronaldo Cordeiro, e os vereadores Aguinaldo, Ailton, Miro, Domingos, Ailson, Adriano, Gilberto, Juvenal, Edinaldo e Oneidi.


Para aderir ao componente Atenção Domiciliar da Rede de Atenção às Urgências, a Prefeitura de Teixeira de Freitas encaminhou ao Ministério da Saúde o Detalhamento do Componente Atenção Domiciliar do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências e o Projeto de Implantação da Atenção Domiciliar. O Detalhamento do Componente Atenção Domiciliar do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências foi aprovado por resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21