banner
publicidade
publicidade

Sebrae lança Programa de Desenvolvimento Econômico em Teixeira de Freitas

Neuza Brizola/Bahiaextremosul.
Vários municípios do extremo sul da Bahia serão beneficiados pelo Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), que é executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com as prefeituras e entidades de classe. O projeto foi lançado em Teixeira de Freitas e teve a participação do superintendente do Sebrae Bahia, do prefeito João Bosco, representantes de outros municípios, autoridades e empresários.

Gerar negócios e acessar créditos são os principais objetivos do desenvolvimento territorial. O Sebrae cuidará da parte da potencialidade do território e das áreas estratégicas a serem trabalhadas, e, a partir de então, realizará um desenvolvimento dessas micro e pequenas empresas. As cidades focadas no projeto são: Medeiros Neto, Vereda, Ibirapuã, Itanhém, Itamarajú e Jucuruçu.

Na ocasião, Adhvan Furtado, superintendente da Sebrae Bahia, explicou que o projeto é piloto e tem como objetivo a transformação das cidades por meio do aumento do poder econômico dos moradores. A ideia é fortalecer as atividades que fazem o dinheiro circular dentro do município. O projeto desenvolvido traz uma visão mais endêmica da situação, e tem uma visão mais focada e um olhar diferenciado nas micro e pequenas empresas, que é o motor do momento no país “neste momento de crise, as micro e pequenas empresas são o motor do país, é quem mais gera emprego e renda nas pequenas cidades”, disse Edhvan.

 

O primeiro passo, segundo Alex Brito, diretor regional do Sebrae, é o mapeamento da vocação econômica dos municípios da região onde o Sebrae não tem desenvolvido um trabalho tão constante. Neste contexto, observou-se que as atividades agrícolas e a pecuária e as pequenas empresas são predominantes, porém no que diz respeito a tecnologias e processos, o conhecimento ainda é pouco propagado.

A estratégia do Sebrae é trazer capacitações que estão dentro do portifólio de atuação da entidade, como as ligadas a pecuária leiteira, piscicultura, bem como comércio e serviços em geral. Outra frente de trabalho é a articulação de parcerias e a construção de uma rede de cooperação entre as entidades e os municípios. Todo processo será acompanhado pelos órgãos fiscalizadores.

 

O prefeito João Bosco junto com o secretário Gedemárcio Guimarães da Indústria e Comércio e os representantes do Sebrae, assinaram o termo de parceria para a criação da sala do empreendedor que será mantida pela prefeitura municipal e tem o apoio do Sebrae que irá disponibilizar cursos gratuitos para o empreendedor individual.

O prefeito João Bosco, disse estar satisfeito com mais essa parceria com o Sebrae “somos parceiros do Sebrae pelo perfil de nossa cidade empreendedora, Teixeira é uma cidade que nasceu da migração de pessoas que aqui chegaram em busca de novos desafios e novos negocio, isso fortaleceu a economia e criou esse perfil empreendedor, e uma cidade que tem esse perfil precisa de uma parceiro forte como o Sebrae” disse o prefeito.

O projeto foi lançado na manhã deste sábado, 11 de julho, no auditório do LordPLAZA HOTEL, em Teixeira de Freitas, e teve a participação de autoridades, empresários e representantes dos municípios.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21