banner
publicidade
publicidade

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas Realiza Mutirão de Revisão e Acompanhamento de Glaucoma

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas Realiza Mutirão de Revisão e Acompanhamento de Glaucoma

 

Prefeitura municipal de Teixeira de Freitas, através da secretaria de saúde estará realizando entre os dias 22 a 25 de outubro, mutirão de revisão e acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa “Teixeira Contra o Glaucoma”. O atendimento esta sendo no horário das 7 às 17 horas, na antiga Clínica Pró-Mater, localizada na Rua João Calmon, 189, Centro, próximo a Primeira Igreja Batista.

Foi realizado no ultimo mês de junho do corrente ano, pela a secretaria de saúde o primeiro mutirão “Teixeira Contra o Glaucoma”, quando na oportunidade atenderam aproximadamente três mil pessoas com o perfil da doença, no qual foram identificadas aproximadamente 900 pessoas com a doença. Os pacientes identificados após a consulta e exames receberam a medicação “colírio”, passaram serem assistidos pelo o programa com a medicação e com agendamento para revisões periódicas a cada 3 meses.

Os pacientes cadastrados receberam o agendamento para a consulta e exames em sua residência com horários específicos para serem atendidos com um fluxo rotativo, sem demora, com qualidade, acolhimento e com atenção que a população merece. Lembrando que no sábado, dia 25, a demanda será espontânea para as pessoas que possuem parentes de primeiro e segundo grau com glaucoma em qualquer faixa etária, que seja hipertenso ou diabético, ou que tenha acima de 40 anos.

O secretario de saúde, Eujácio Dantas, destacou que estará dando prioridade para a continuidade do programa, pois sabe o quanto é importante para as pessoas que dependem deste tipo de atendimento e acompanhamento, e disse ainda: “Sabemos da importância da permanência deste programa, pois sabemos que a maioria destes pacientes são pessoas humildes e que podem ficar cegas. Outro motivo muito importante é que esses pacientes recebem o colírio gratuitamente para o tratamento, que custam entre R$ 150,00 a 240,00 reais, e sabemos que a maioria deles não tem condições de comprar, e que em decorrência disso, podemos ter um número muito alto de casos irreversíveis da cegueira em nosso município”.

O secretario disse ainda que esta tentando trazer ainda neste ano o Programa Saúde em Movimento para realização de outro mutirão de Cirurgias de Catarata, em decorrência da demanda ainda ser muito alto de casos no município. Somente no ano passado foram realizadas aproximadamente mil e trezentas cirurgias em pacientes do município de Teixeira de Freitas. Mas o numero de casos aumenta a cada dia no município, e pelo o custo de uma cirurgia dessa ser de aproximadamente de R$ 3.500,00 reais, para cada olho, outro mutirão seria muito importante para as pessoas mais carentes e humildes do município.

 

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21