banner
publicidade
publicidade

Secretaria de Saúde Inicia Vacinação Contra HPV

Secretaria de Saúde Inicia Vacinação Contra HPV

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de saúde iniciou na ultima quarta-feira, dia 08, a Campanha de Vacinação contra HPV no município. Todas as meninas entre 9 a 13 anos deveram ser vacinadas para prevenir no futuro do câncer do colo de útero.

O secretário de saúde, Eujácio Dantas, falou sobre a importância que a vacina contra o HPV, tem para as crianças e pré-adolescentes, na luta contra o câncer, uma das doenças que mais mata no mundo. Lembrou ainda que no Brasil o câncer do colo de útero é o segundo tipo que mais acomete as mulheres. “Estamos Trabalhando para realizar em nosso município, a cobertura de 100% de vacinação das meninas que estão dentro da faixa etária almejada, desse modo mobilizamos todas as equipes da saúde básica para atender a demanda nas escolas, onde certamente encontraremos a maior concentração desse público. É preciso destacar que esta geração de meninas, vacinada contra o HPV pode vir a ser a primeira livre do risco de morrer do câncer do colo de útero. É nossa meta garantir que a população feminina de nosso município faça parte desta estimativa”. Afirmou o secretário.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosidalva Barreto, ressalvou que o Ministério da Saúde garante a qualidade e segurança da vacina, sendo de grande importância para todas as meninas.  E acrescentou: “Existem ainda alguns preconceitos na nossa sociedade que tem que ser superados, para que os nossos filhos possam ser protegidos de doenças e situações. E um deles é sobre a vacina HPV. Alguns pais entendem que a vacina estimulará as suas filhas a iniciarem precocemente a sua vida sexual. Contudo as vacinas provocam reações imunológicas, que não estão relacionadas com hormônios ou qualquer substância que estimule atividade sexual. O objetivo da vacinação é salvar a vidas, através da prevenção”.

A estimativa é de vacinar aproximadamente 7 mil crianças e pré-adolescentes que estão dentro da faixa etária entre a primeira e segunda dose da vacina no município. A vacinação será realizada em todas as escolas municipais e particulares do município, e estará disponível também no Departamento de Vigilância Epidemiológica, na Sede da Secretaria de Saúde, situada na Av. João Paulo ll, em frente à Rodoviária.

O que é HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença.

Câncer do Colo do Útero

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no País aumentou 28,6% em 10 anos, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem por ano devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no País.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21