banner
publicidade
publicidade

Secretário de Esportes é ouvido pela Câmara

Secretário de Esportes é ouvido pela Câmara de Vereadores

Teixeira de Freitas – A Câmara de vereadores do município a cada mês vem ouvindo os secretários municipais de Teixeira de Freitas nas sessões ordinárias da Casa, quando os mesmos têm prestado, ou, pelo menos tentado, prestar contas das suas pastas.

Na reunião da última terça-feira (30/08), última do mês de agosto, foi a vez de ouvir o secretário de Esporte e Lazer do município, Gilson Teixeira Siqueira.

Nem o secretário e muito menos a maioria dos vereadores demonstraram conhecer os problemas, as carências e as necessidades básicas e prioritárias do esporte do município. O esporte municipal é muito carente, embora esteja em pleno desenvolvimento, e não pode ficar atrelado apenas ao futebol e ao pequeno Estádio Municipal em construção, cujas dependências, instalações diversas e capacidade de acomodação para o público não atenderão às expectativas dos desportistas desta grande cidade, com mais de 140.000 habitantes.

O real motivo da paralisação das obras há aproximadamente um ano e meio, por irregularidades diversas, não tiveram explicação por parte do secretário. Os desportistas não podem e nem devem culpá-lo pelo fracasso do esporte teixeirense, nem pelas irregularidades nas construções de tão poucas obras esportivas durante o atual governo, que tanto prometeu. A exemplo do Centro de Inclusão Social Pedro Neres, instalado no bairro Nova América, obra mal feita e com medidas irregulares, ou ainda, pela falta de competência administrativa do secretário na construção do Centro de Inclusão Social Tancredo Neves, no bairro do mesmo nome, um campo sem nenhuma estrutura, vestiários para os atletas diminutos, e sequer um sanitário público possui, além de ter um gramado irregular.

Não se pode culpar o secretário pela falta de zelo nos poucos campos de várzea que ainda existem no município, nem mesmo nas quadras externas do ginásio de esporte e na quadra anexa ao estádio, mal conservadas. Os campos de várzea, onde existem centenas de crianças e adolescentes esperançosos para jogar um futebol, sequer são patrolados. Não se deve culpar o secretário e muito menos condená-lo por nada ter feito para evitar a desativação do tradicional campo do bairro Liberdade, que até hoje faz tanta falta.

Em quem podemos pôr a culpa quando o município perdeu as quadras poliesportivas que foram liberadas pelo Governo Federal através de emendas parlamentares de alguns deputados? Será que a culpa é do povo? Qual é a pasta responsável? Não é a Secretaria de Esportes?

É verdade que o secretário de Esportes fez parceria com o Judiciário para a iluminação do Bonadiman, Tancredão. A cidade cresce e a população aumenta dia a dia, e os bairros são carentes de ações efetivas do gestor esportivo, que não corre atrás, nem mesmo tenta segurar os benefícios conquistados por outras pessoas, isso é muito lamentável. Não podemos exigir demais. A culpa não é dele, a culpa é de quem o colocou na pasta.

O vereador Luís Henrique da Ressurreição de Souza (Lula) demonstrou não estar nada satisfeito com a Secretaria de Esporte e Lazer, pelo fato de receber diariamente em seu gabinete praticantes de esporte pedindo patrocínio para promoverem e participarem de eventos esportivos e reclamando da falta de estrutura da citada Secretaria e das ações do secretário, que, praticamente, não existem. Lula ainda fez um breve relato das irregularidades existentes no esporte de Teixeira de Freitas. Lamentou a paralisação das obras do Estádio Municipal e condenou a omissão da administração, que por falta de competência perdeu vários recursos designados ao esporte para a construção de praças e quadras esportivas, por ter faltado agilidade na preparação de documentação para o fechamento dos convênios. Além disso, Lula criticou a falta de apoio da Secretaria para com a Liga de Futebol e com outras modalidades esportivas, a exemplo do karatê, da capoeira, ciclismo e atletismo, entre outras.

“Já elogiei bastante o secretário Gilson no início do seu trabalho, porém, agora, questiono a sua Secretaria e o seu desempenho que pisou no freio e nada faz”, completou o vereador presidente da Câmara de Vereadores, Lula.

Vereadores ao lado do secretário de Esportes no dia da sessão na Câmara de Vereadores em que o mesmo foi ouvido pelo Poder Legislativo municipal.

Vereadores ao lado do secretário de Esportes no dia da sessão na Câmara de Vereadores em que o mesmo foi ouvido pelo Poder Legislativo municipal.

Interbairros continua em pleno andamento em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas – A 4.ª edição do Interbairros versão 2011continua em andamento. Até o momento, 17 jogos foram disputados. O campo do Bonadiman é o principal palco onde os jogos são realizados – cerca de 50% das partidas são disputadas ali. Este ano, o campo recebeu iluminação, graças a isso, nas terças e sextas-feiras acontecem jogos noturnos, embora a iluminação apresente algumas deficiências.

Vários bairros ainda não estrearam. Acredita-se que só a partir da segunda fase é que poderá se fazer uma avaliação dos verdadeiros candidatos ao título de campeão. O time representante do povoado de Vila Marinha, bicampeão da competição (2009/10), abriu a sua participação com uma vitória de 3 a 0 sobre a equipe representante da Urbis II. O time comandado pelo técnico Carlinhos está longe de ser apontado outra vez como favorito, até porque perdeu grandes jogadores se comparado ao time do ano passado, e precisa se reforçar para tentar buscar o título deste ano. Já a equipe representante do bairro Universitário, campeão da primeira edição, em 2008, venceu bem o seu jogo de estreia no último domingo (28/08), ao golear o Ouro Verde por 6 a 1, jogo válido pelo grupo 11.

As 64 equipes inscritas têm jogos sendo realizados e confirmados para os campos dos povoados de Santo Antônio e Jardim Novo e do distrito de Cachoeira do Mato. Na sede, os campos onde estão sendo realizados os jogos são: Centro de Inclusão Social Tancredo Neves (Tancredão), Nova Teixeira, Ulisses Guimarães, Novo Jerusalém, Santo Antônio, Jardim Novo, Caminho do Mar.

Na última rodada realizada domingo (28/08), fatos desagradáveis aconteceram no campo do Novo Jerusalém, na partida Mirante do Rio 2 x 3 São Pedro, válida pelo grupo 15. Houve agressões, expulsões e ameaças. É preciso que a coordenação se atente para essas questões e providencie segurança para os jogos, e também ambulâncias prontas para o atendimento nos locais de jogo. Na partida Centro 0 x 16 Monte Castelo, mais problemas. A equipe do Centro foi a campo com número insuficiente de jogadores e acabou sofrendo a maior goleada: 16 a 0, placar pouco comum para jogos de futebol atualmente.

Resultados até o momento

Vila Marinha 3 x 0 Urbis II, Nova América 5 x 1 Bela Vista, Bom Jesus 3 x 2 Ipiranga, Castelinho 2 x 0 Vila Vargas, Urbis I 0 x 1 Novo Horizonte, Jardim Planalto 0 x 7 Alto do Tancredo, Caminho do Mar 2 x 1 Estância Biquíni, Luiz Eduardo 4 x 3 Vila Verde, Panhosse 0 x 1 Arco Verde, Recanto do Lago 0  x 4 Bonadiman, João Mendonça 1 x  2 Colina Verde, Setor Bahia Sul 1 x 3 Caraípe, Jardim Caraípe 2 x 1 Jardim Liberdade, Jardim Europa 1 x 2 Liberdade I, Universitário 6 x 1 Ouro Verde, Centro 0 x 16 Monte Castelo, Mirante do Rio 2 x 3 São Pedro e Santa Rosa de Lima 1 x 2 Eixo Sul.

Jogos da rodada de hoje (04/09)

Às 8 horas – Wilson Brito x Teixeirinha (campo do Tancredão).

Às 10 horas – Kaikan Sul x Novo Jerusalém (campo do Tancredão).

Às 13 horas – Cachoeira do Mato x Santo Antônio (em Cachoeira do Mato).

Às 13 horas – Vila Feliz x São José (campo do Tancredão).

Às 13 horas – Liberdade II x Residencial Pioneiro (campo do Nova Teixeira).

Às 15 horas – Bairro Novo x Jardim Novo (em Cachoeira do Mato).

Às 15 horas – Tancredo Neves x Serrinha (campo do Tancredão).

Às 15 horas – Irmã Dulce x Nova Canaã (campo do Nova Teixeira).

 

Definidos os semifinalistas do Municipal de Futebol de Itanhém

Itanhém – No dia sábado (27/08), pelo Veteranos, Brasil 5 x 2  Jota Cruz. Gols de Rogerão, Gerismar, Elizeu, Cal Rais e Tatonha para o Brasil; Lorinho Pequeno e Cal fizeram para o Jota Cruz. A equipe do Brasil foi a campo com Zamorano, Pedrinho, Rogerão, Fia e Lebrinha. Nego Nem, Borracha, Jean e Elizeu, Gerismar e Tatonha. Cal Rais, Gláucio, Laninho, Bira, Fernando Afonso e Sérgio. O time do Jota Cruz atuou com Dias, Cheiro, Dentin, Alan, Zé Carlos, Theca, Boy, Zé Adriano, Lorinho Pequeno, Cal e Pedrão, Gilmar, Landa, Zé do Tai, Grande, Zé de Dema, Bebé, Aldeni.

No domingo (28/08), pela 2.ª Divisão, o Picorelly fez 2 a 1 sobre  o Monte Santo, com gols de Hinho e Marcos para o Picorelly e Luismar para o Monte Santo. O Picorelly venceu com Adevaildes, Aldeir, Cacio, Genilson, Gleisson, Marco Antônio, Marcos, Hinho, Regi, Thiago, Weldson, Marcos Martins, Nem Branco, Saulo, Lucas e João Carlos. O Monte Santo jogou com  Russão, Adarlan, Bruno, Ronaldinho, Berg, Averlan, Irinho, Joabe, João Paulo, Zé Vital, Luismar, Pedro Henrique, Raysson, Renan e Uelinton.

Já no jogo das 15 horas válido pela 1.ª Divisão, o Batinga venceu por 1 a 0 o Picorelly, com gol de Erê. O Batinga jogou com Nanai, Peba, Zecão, Pi, Bagão, Keninho, Michael, Fabinho, Thelo, Paulinho, Erê, Vanzinho, Fernando, Gilson, Ramildo e Valdir. A Picorelly atuou com Toninho, Jessé, Filipe, Duinha, Marcio, Baiano, Bidega, Leandro e Thiaguinho.

Jogos das semifinais da 1.ª Divisão (04/09)

Ás 15 horas – Real Madrid (Bertópolis) x Batinga.

Dia 11/09, às 15 horas, Picorelly x Brasil.

Jogos das quartas de finais da 2.ª Divisão (07/09)

Às 8h30min – Segredo x Jota Cruz.

Às 13 horas – W.L. Sonorização x Bola Pra Frente.

Às 15 horas – Picorelly x Monte Santo.

Dia 04/09, às 13 horas, Salomão x Frepão.

Jogos dos Veteranos

Dia 03/09, às 15 horas – Andressa Bomboniere (Medeiros Neto) x Patioba.

Dia 04/09, às 8h30min – Umburatiba x Talentos.

Campeonato Baiano de Karatê Interestilos 2011

Salvador – Aconteceu no último domingo (28/08), em Salvador, o Campeonato Baiano de Karatê Interestilos, realizado pela Federação Baiana de Karatê Interestilos (FBKI) sediada em Salvador, com a participação de cerca de 400 atletas de todo o Estado. Nossa região foi bem representada pelos atletas do “Projeto Professor Chermont Karatê Adote um Atleta” e Academia Askatef do professor Bruce, que são adotados por empresários de nossa região em Mucuri, Posto da Mata, Itabatã e Teixeira de Freitas. A delegação que representou a região foi composta por 31 atletas sob a orientação dos professores Chermont, Bruce e Eliane. A delegação que foi para Salvador contou com um árbitro oficial da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI), Edilson Rosa de Souza (Bruce) e Celito Rodrigues, faixa preta 2.º dan (árbitro de Teixeira de Freitas).

O evento manteve um alto nível técnico e nossos atletas trouxeram bons resultados, que serviram para mostrar que estão aptos para competições de grande porte. Ao todo, foram conquistados 26 medalhas: cinco de ouro, 13 de prata e oito de bronze.

Os atletas, agora, estão focados na 3.ª Copa Extremo Sul, que se realizará em Teixeira de Freitas. em outubro.

Relação dos medalhistas do Campeonato Baiano de 2011.

Medalhistas de ouro – Samile Rocha (Teixeira de Freitas – Ouro e Prata), Murilo Santos (Teixeira de Freitas), Íkaro Santos (Teixeira de Freitas), Eliane Cristina e Chermont (Ouro e Bronze).

Medalhistas de prata – Jhonatã Oliveira (Mucuri), Gabriel Silva (Posto da Mata), Jadson Tomaz (Posto da Mata), Nayara Ferraz  (Teixeira de Freitas – Askatef), Letícia Carvalho (Teixeira de Freitas – medalha de Prata e Bronze), Camila Rocha (Teixeira de Freitas), Beatriz Pereira (Teixeira de Freitas), Ana Júlia Ribeiro (Teixeira de Freitas – Prata e Bronze).

Medalhistas de bronze – João Vitor (Mucuri), João Vitor (Mucuri), Daniel Souza (Posto da Mata), Leonardo Araújo (Posto da Mata), Mariana Maria Machado (Posto da Mata), Ana Júlia Santos (Posto da Mata).

Delegação representando as cidades de Teixeira de Freitas, Mucuri e o distrito de Posto da Mata, que conquistaram 26 medalhas no Campeonato Baiano de Karatê Interestilos 2011.

Delegação representando as cidades de Teixeira de Freitas, Mucuri e o distrito de Posto da Mata, que conquistaram 26 medalhas no Campeonato Baiano de Karatê Interestilos 2011.

 

 

 

Curiosidades do Futebol

Bola de Prata XI

2000 – Rogério Ceni (São Paulo), Arce (Palmeiras), Cris (Cruzeiro), Lúcio (Inter), Sorín (Cruzeiro), Mineiro (Ponte Preta), Ricardinho (Cruzeiro), Junininho Pernambucano (Vasco), Ronaldinho Gaúcho (Grêmio), Juninho Paulista (Vasco) e Romário (Vasco). Romário foi ganhador da Bola de Ouro.

2001 – Émerson (Bahia), Arce (Palmeiras), Daniel (São Caetano), Gustavo (Atlético-PR), Léo (Santos), Simão (São Caetano), Preto (Bahia), Kléberson (Atlético-PR), Roger (Fluminense), Marques (Atlético-MG).

Alex Mineiro (Atlético-PR). Alex Mineiro ganhador da Bola de Ouro.

2002 – Diego (Juventude), Mancini (Atlético-MG), Fábio Luciano (Corinthians), Alex (Santos), Athirson (Flamengo), Fábio Simplício (São Paulo), Tinga (Grêmio), Kaká (São Paulo), Ramón (Vasco), Robinho (Santos) e Gil (Corinthians). Kaká, ganhador da Bola de Ouro.

*Liomar Mota – Colunista de Esportes do Jornal Alerta

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21