banner
publicidade
publicidade

Sedir/CAR beneficia cerca de 600 famílias na região norte da Bahia com entrega de tratores

Cerca de 600 famílias da região norte da Bahia comemoram a chegada dos cinco equipamentos agrícolas (compostos por trator, implementos e garagem), entregues nos municípios de Santa Brígida, Paulo Afonso e Glória, neste fim de semana. A entrega foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

 A presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Barriguda, Maria Adriana, e a presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Caraibeiras, Luci da Silva, ambas na região de Santa Brígida, festejaram o apoio da Sedir/CAR às duas associações. “Com o trator podemos fazer de tudo. Plantamos palma, capim, milho e feijão e transportamos água”, afirmou Luci da Silva.

 No município de Paulo Afonso foram entregues três equipamentos agrícolas, que beneficiaram moradores de três comunidades da região. O presidente da Associação de Moradores e Produtores de Boa Esperança, José Caetano da Silva, disse que o trator está sendo utilizado por 80 famílias que plantam feijão, milho e frutas, como melancia e melão. Já Lourival Bernardino de Sena, presidente da Associação dos Moradores e Produtores Rurais de Placas, comemorou a chegada do trator para o cultivo de milho, feijão, capim, mandioca, dentre outras leguminosas, beneficiando 115 famílias do povoado.

 O engenheiro agrônomo, Arquimedes Ferreira Faria, gestor do Projeto de Irrigação da Baixa do Boi, outro povoado beneficiado de Paulo Afonso, explicou que “a automação trouxe benfeitorias para os produtores com uma máquina com tração 4×4 que otimizou a produção, auxiliando na irrigação de 495 hectares, e com a projeção de mais 100 hectares, garantindo uma vida melhor para as famílias”, disse Arquimedes.

 Já na comunidade de Cerquinha, no município de Glória, a entrega do equipamento agrícola foi recebida pela população com festa com direito a uma banda de forró e um churrasco que comemorou a força dos 70 cavalos do trator para auxiliar no arado de bananeiras, capim, feijão, mandioca e outros frutos da agricultura familiar.

 A entrega dos tratores foi feita pelo superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Dernival Oliveira, representando o secretário da Sedir, Wilson Brito, e o diretor executivo da CAR, Vivaldo Mendonça. “Os equipamentos vão contribuir para o aumento da produtividade no campo, gerando mais renda e melhorando a qualidade de vida daqueles que vivem do regime da agricultura familiar.”, disse Dernival.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21