banner
publicidade
publicidade

Seminário prepara educadores de Itabuna para debater trabalho infantil

Seminário prepara educadores de Itabuna para debater trabalho infantil

“Tá relampiano/ cadê neném/ tá vendendo drops/ no sinal pra alguém”. Os versos da canção de Lenine abriram nessa segunda-feira (07) o evento promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no auditório da FTC em Itabuna. O objetivo era capacitar 60 professores do ensino fundamental 2 da rede pública para trabalhar em sala de aula o tema trabalho infantil e suas consequências. Ao ouvir a música, a plateia foi surpreendida por crianças de uma creche que tomaram o auditório oferecendo doces para quem quisesse comprar. Com a metáfora, iniciou-se o debate, que teve como objetivo preparar professores e coordenadores pedagógicos para aplicar a metodologia do projeto Resgate à Infância, do MPT.

Pela manhã, a procuradora do trabalho Sofia Vilela fez uma abordagem histórica do combate ao trabalho infantil no Brasil e a atuação do MPT no tema. Em seguida, as servidoras Edlamar Cavalcanti e Gabriela Costa e Silva fizeram palestras sobre a relação entre trabalho infantil e a saúde física e psíquica das crianças e jovens e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal, respectivamente. O evento prosseguiu pela tarde com a participação da pedagoga Mireide Mendes, que, junto com Edlamar Cavalcanti, mostrou como o assunto pode ser tratado em sala de aula e como o material fornecido pelo MPT para as escolas deve ser utilizado.

O evento contou com o apoio da prefeitura Municipal de Itabuna, através da secretaria da Educação. A secretária Dinalva Melo esteve presente e acompanhou todo o trabalho ao lado dos professores, diretores e coordenadores pedagógicos. O município se comprometeu a adotar a metodologia nas escolas da rede municipal, algumas delas já imediatamente, visto que o ano letivo deve se prolongar até fevereiro. Para o ano de 2017, a adesão será ainda maior. O material didático fornecido pelo MPT, composto de livretos em forma de histórias em quadrinhos com atividades para ser distribuído a cada aluno, começará a ser entregue à secretaria ainda este mês.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21