banner
publicidade
publicidade

SENADO APROVA COTA PARA MAIOR PRESENÇA FEMININA NO LEGISLATIVO

SENADO APROVA COTA PARA MAIOR PRESENÇA FEMININA NO LEGISLATIVO
A proposta de emenda à Constituição (PEC 98/2015) que reserva a cada gênero um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos foi aprovada na terça-feira (8) em segundo turno e agora segue para análise na Câmara dos Deputados. A medida abrange assembleias legislativas, Câmara Federal, Câmara Legislativa do Distrito Federal e os legislativos municipais. Foram 53 votos a favor e apenas quatro contrários.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que as mulheres ainda têm menos condições de acesso à política que os homens. “Nós conquistamos o direito de voto depois dos homens e até hoje o nosso direito de ser votadas é restrito a uma série de condições que é muito difícil para uma mulher acessar”, avalia.

Segundo a parlamentar baiana, países como os Estados Unidos já adotaram o sistema de cotas para uma maior participação feminina na política.

A PEC assegura a cada gênero percentual mínimo de representação nas três próximas legislaturas: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda legislatura e 16% na terceira. Caso o percentual mínimo não seja atingido por um determinado gênero, as vagas necessárias serão preenchidas pelos candidatos desse gênero com a maior votação nominal individual entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral. A proposta altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e faz parte das sugestões da Comissão da Reforma Política.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21