banner
publicidade
publicidade

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é destaque em Teixeira de Freitas

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é destaque em Teixeira de Freitas

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que faz parte da política nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é efetuado a nível local pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Trabalho este que tem trazido bons resultados para a comunidade, sobretudo nos últimos meses com as oficinas e grupos de convivência.

As ações do Serviço são promovidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e voltadas para as áreas cultural e esportiva. Ao todo, mais de 800 cidadãos são atendidos pelo programa, em especial crianças, jovens, adolescentes e idosos, que afirmam terem “mudado de vida”, com as atividades.

Capoeira, percussão, futebol, aulas de violão e outras oficinas compõem a rotina dos serviços que são ofertados nos CRAS, que faz parte do esforço do Governo Municipal em efetivar a política de Assistência Social, com a colaboração pontual dos servidores do SUAS, que promovem a execução eficiente dos programas, a exemplo do SCFV.

O que é?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). E foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.

Onde o SCFV é ofertado?

O SCFV é ofertado no CRAS. Os usuários podem chegar ao CRAS por demanda espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial ou encaminhamento das demais políticas públicas e de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Qual é o público-alvo do Serviço?

Entende-se por público-alvo do SCFV crianças, adolescentes, jovens, usuários da faixa de 18 a 59 anos e idosos.

Maiores informações o cidadão encontra nas unidades dos CRAS que estão situados nas áreas de abrangências ou na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A sede da Secretaria de Assistência Social está localizada na rua João Calmon, no Centro da cidade (mesma rua da Primeira Igreja Batista). Os CRAS de Teixeira de Freitas estão localizados nos seguintes bairros:

Ulisses Guimarães

São Lourenço

Liberdade I

Jerusalém

 Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas/ Ascom Assistência Social


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21