banner
publicidade
publicidade

Serviços de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência do SAMU se Tornam de Fundamental Importância para a Região

Serviços de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência do SAMU se Tornam de Fundamental Importância para a Região

 

 

O atendimento de Urgência e Emergência da Unidade do SAMU de Teixeira de Freitas tem prestado serviços de grande relevância no Município, além de dar suporte aos outros 12 Municípios da Região.

A Central do SAMU de Teixeira de Freitas é a unidade Reguladora, e todas as chamadas de urgência e emergência de toda Região cai nela, e posteriormente é redirecionada para as unidades locais de cada Município. Os números indicam a grande importância que hoje existe no pronto atendimento das unidades do SAMU. Entre os 5 primeiros meses do ano de 2013, foram atendidas 42.192 (quarenta e duas mil e cento e noventa e duas) chamadas, entre elas foram; Atendimentos, Orientações, Trotes e chamadas que foram interrompidas durante o atendimento.

Em Teixeira de Freitas foram aproximadamente 1.500 (mil e quinhentos) atendimentos de deslocações nesse período. Teixeira teve também o maior numero de Orientações, e infelizmente de Trote também. Os profissionais lamentam pelo o numero de trotes que neste mesmo período foram atendidos e identificados entorno de 4.671 (quatro mil e seiscentos e setenta e uma) chamadas, pois eles já tiveram de deixar de fazer um atendimento de imediato para poder ir atender um trote. Mas eles afirmam que mesmo com o numero de trotes bastante alto, ainda não aconteceu o pior, de se perder uma vida por conta de um trote, isso porque a equipe tem um treinamento especializado para saber identificar as situações, mesmo assim é impossível filtrar tudo, e destaca que a qualquer momento o pior poderá acontecer se o numero de trotes não diminuírem, o índice estar muito alto, passando de 10% da totalidade de chamadas atendidas, isso é muito preocupante. Colocações essas feitas pelo o Coordenador Geral, Silas Oliveira, ele ainda pede para que as pessoas; “Tenham mais responsabilidades, pois o Serviço de Urgência e Emergência do SAMU é para Salvar Vidas, e com Vida não se brinca, além disso, todas as deslocações têm despesas e riscos”.

“Os profissionais da unidade de Teixeira de Freitas têm treinamento semanalmente, para manter o atendimento dentro do Padrão que a comunidade merece ter”. Afirma o Coordenador.

O Prefeito João Bosco e o Secretario Municipal de Saúde Marcus Pinto, informaram ainda que o processo de licitação para a compra de uma nova Ambulância para a Unidade do SAMU, já estar sendo encaminhado para o setor responsável. Para que a população possa ter um melhor atendimento, já que contamos hoje com 2 e passaremos a ter 3 Ambulâncias na nossa Unidade de Teixeira de Freitas.

ASCOM/SAÚDE


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21