banner
publicidade
publicidade

SETAF vai atender mais de 10 mil agricultores no Médio Rio das Contas

SETAF vai atender mais de 10 mil agricultores
no Médio Rio das Contas
Foi inaugurado nesta, quarta-feira (19), o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), no município de Jequié, Território de Identidade Médio Rio das Contas, beneficiando mais de 10.500 mil famílias da região. Este é o sétimo dos 27 SETAFs, que serão implantados em toda a Bahia.
A ação, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem o objetivo de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos,aproximando mais as ações do governo estadual dos agricultores.
No local, serão prestadas informações e acompanhados os serviços executados pela secretaria, reunindo, no mesmo espaço, órgãos da SDR como a CAR, CDA, Bahiater, SUAF e Sutrag, além de ser um espaço aberto a uma relação de parceria com a Seagri, através da Bahia Pesca e Adab.
Já estão em funcionamento as unidades dos Territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Recôncavo (Cruz das Almas) e Bacia do Paramirim (Macaúbas), Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista) e Médio Sudoeste (Itapetinga).
O ato de inauguração contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, do superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos, de prefeitos e vereadores de municípios do Território, parlamentares e demais autoridades regionais.
De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, os SETAFs vão promover um apoio aos empreendimentos locais e aos agricultores familiares. “O SETAF vai olhar para os 16 municípios que compõem o Território. A SDR é uma secretaria nova, que foi criada para atender ao interior do estado, voltada para a agricultura familiar. Esta é uma estratégia para estarmos mais próximos das nossas ações e do agricultor. Em cada Território teremos uma unidade, em que reuniremos os serviços prestados pela SDR e voltados para o agricultor familiar”.
No evento, o superintendente da SUAF apresentou as principais ações da secretaria e a sua estrutura. “A SDR traz todos os serviços importantes para desenvolver a agricultura familiar da região. O SETAF vai potencializar esses serviços e as associações vão poder tirar dúvidas, buscar informações e resolver o que for necessário em um só lugar”.
Já Jeando Ribeiro falou sobre os três editais de chamadas públicas, lançados neste mês pelo projeto Bahia Produtiva, de apoio a subprojetos Socioambientais, da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura e da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite. “São ferramentas de inclusão socioprodutiva, que vão beneficiar organizações de agricultores familiares e de economia solidária legalmente constituída, abrangendo os 27 Territórios de Identidade”. O superintendente informou que os editais já podem ser acessados pelo site da CAR (www.car.ba.gov.br).
A agricultora familiar e presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar (Cooproaf), Helenita Maria Silva, declarou estar feliz com a chegada de mais um benefício voltado para o homem do campo. “Fico feliz em ter um governo que olha para o agricultor. Foi graças à assistência que tivemos que hoje temos uma cooperativa forte de onde tiramos nosso sustento. A SDR foi a secretaria que nos ajudou para termos o selo da agricultura familiar e agora traz esse serviço pra gente”.
Adesão dos municípios – Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. Durante o evento, foram assinados os termos de adesão ao Serviço pelas prefeituras de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Gongogi, Ibirataia, Itagi, Itagibá, Jitaúna e Manoel Vitorino, que integram o Território.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21