banner
publicidade
publicidade

Técnicos da CAR visitam ASCOOB e Armazém da Agricultura Familiar em Serrinha

Técnicos da CAR visitam ASCOOB e Armazém da Agricultura Familiar em Serrinha

 

Mais geração de renda, produtividade, segurança alimentar e desenvolvimento da agricultura familiar para milhares de famílias rurais na Bahia. Com objetivo de avançar nesta meta, decisivamente, e dinamizar o desenvolvimento rural, técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que vão atuar nos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, visitaram nesta quarta-feira (20), a sede do sistema ASCOOB, no município de Serrinha, na região sisaleira do estado.

 

Segundo o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Dias, é imprescindível que os técnicos da empresa conheçam bem o tema do cooperativismo para avançar, cada vez mais, nas ações de inclusão socioprodutiva do estado.

 

“Estamos aqui para discutir as possibilidades de parcerias e saber quais as estratégias e estrutura deste sistema, tendo em vista o início da execução do Bahia Produtiva e do Pró-Semiárido. As cooperativas de crédito podem apoiar esses projetos que têm, sobretudo, o perfil produtivo, de geração de renda, segurança alimentar e qualidade de vida”.

 

O vice-presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Centrais de Crédito Solidário e diretor executivo da ASCOOB, José Paulo Ferreira, assinalou que todo o sistema de cooperativas da ASCOOB tem foco na agricultura familiar e economia solidária. “Nosso objetivo é incluir a agricultura familiar para que os produtores tenham acesso ao crédito e todos os produtos e serviços financeiros, como o microcédito, poupança e outros instrumentos adequados a sua realidade”, disse.

 

Após apresentar aos técnicos a estrutura e modo de funcionamento da ASCOOB, Ferreira ressaltou que a CAR trabalha justamente com o público da agricultura familiar, que é o mesmo do sistema. “Essa parceria com a CAR e SDR é importante porque atuamos na mesma linha, apoiando empreendimentos, associações e cooperativas da agricultura familiar. Queremos ver juntos o que podemos fazer para fortalecer a agricultura familiar, viabilizando o acesso ao microcrédito dos agricultores, das associações e cooperativas de produção, incrementando as cadeias produtivas”.

 

Criada em 1999, por iniciativa de cinco cooperativas de crédito, apoiadas por entidades ligadas aos movimentos sociais da Bahia, a exemplo do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Associações dos Pequenos Agricultores (APAEB’S), dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Instituto de Cooperação Belgo-brasileiro para o Desenvolvimento Social (DISOP Brasil).

 

Atualmente, a ASCOOB possui 51 mil cooperados, R$ 42 milhões de operações ligadas ao microcrédito rural, Ptonaf e microcrédito para empreendedores, estando presentes em 16 territórios da Bahia, com  32 agências e 16 cooperativas.

Agricultura familiar

 

Para ampliar ainda mais os conhecimentos, com foco na agricultura familiar, os técnicos também visitaram à tarde, em Serrinha, o Armazém Arco Sertão, unidade de comercialização de produtos da agricultura familiar e economia solidária.

 

“Neste armazém, podemos acompanhar o processo de comercialização, agregação de valor aos produtos, e entender como as cooperativas atuam, aqui, e juntas estabelecem estratégias para inserção no mercado. A intenção da CAR é visitar outras experiências para ajudar a colocar em campo nossos projetos. É importante começar por este território e temos certeza que é uma iniciativa fundamental, já que o cooperativismo tem transversalidade em todas as nossas ações”.

 

Estiveram presentes dirigentes da ASCOOB, os coordenadores do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, e do Pró-Semiárido, César Maynart, gerentes dos escritórios regionais da CAR de Serrinha, Ribeira do Pombal, Vitória da Conquista, entre outros técnicos em Desenvolvimento Rural de Salvador, com experiência em importantes programas de redução da pobreza rural, como o Produzir e o Gente de Valor.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21