banner
publicidade
publicidade

Teixeira de Freitas Comemora Dia Nacional de Doação de Órgãos

Teixeira de Freitas Comemora Dia Nacional de Doação de Órgãos

 

A prefeitura de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Saúde, juntamente com parceiros e colaboradores comemorou no ultimo sábado, dia 27 de setembro, o dia Nacional de Doação de Órgãos. A OPO – Organização de Procura de Órgãos do Extremo Sul da Bahia realizou uma caminhada no Centro de Teixeira de Freitas que saiu da Praça da Antiga Prefeitura, encerrando na Praça da Bíblia.

A caminhada e as demais atividades foram realizadas com a intenção de chamar atenção da população para a doação de órgãos, mostrando que um doador poderá salvar até dez vidas, e que a conscientização da doação é importante entre doadores e familiares. A fila de espera hoje por pessoas que necessitam de transplante no Brasil é muito grande, em decorrência do numero de doadores serem muito pequenoem nosso País.

Teixeira de Freitas destacou no senário Estadual no ano passado sendo o município que mais houve captação de Córneas em todo o Estado. Este ano já esta se destacando como a Cidade do interior do Estado que mais houve captação órgãos Múltiplos até o momento.

A família Figueiredo, representada pela a Senhora Tina Maria Figueiredo, mãe de um doador, João Luiz de Almeida, que tinha 25 anos, que após uma queda de SKATE no ano passado ele teve morte encefálica.Por ele ter comentado anteriormente que se algum dia o acontecesse algo, que ele gostaria de ser um doador dos órgãos múltiplo, pois o mesmo já era doador de medula óssea e de sangue.

Toda a família hoje participa da luta pela a doação de órgãos, no qual tem como foco a importância de serem conscientizadores, pois o mais difícil para eles foram de ter as informações de todo o processo de doação, como funciona, e o que fazer para realizar a doação, naquele momento de muita angustia e dor para todos osfamiliares e amigos.

O Ministério da Saúde lançou uma campanha com o slogan “Seja doador de órgãos e avise sua família! Sua família é a sua voz”.

O evento teve continuidade na Praça da Bíblia, até o período da noite, com apresentações musicais com o Coral Cantai; Tamy com voz e violão; grupo musical Cover Nacional; e o Ministério Atos, que fechou apresentação da noite. Além das atrações musicais teve também sorteio de vários brindes e panfletagem com informações sobre todo o processo de doação.

Os profissionais que compõem a equipe da “OPO” ficam de plantão24h por dia no HMTF, com intuito de poder estar identificando possíveis doadores e familiares para realizar todo o processo de doação e captação dos órgãos, e encaminha-los para Salvador em tempo abio, para que osórgãos doados possam chegar perfeito para a transfusão do paciente que irá receber a doação.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21