banner
publicidade
publicidade

Teixeira de Freitas e região formalizam primeiro Consórcio Público de Saúde da Bahia

Teixeira de Freitas e região formalizam primeiro Consórcio Público de Saúde da Bahia

O município de Teixeira de Freitas e demais municípios do extremo sul baiano saíram na frente e formalizaram na tarde desta quinta-feira (5) o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde) – o primeiro em toda a Bahia. A assinatura marca o início do processo de gestão regional da saúde, que contribuirá para o equilíbrio de custos e melhoria da prestação de serviço à toda comunidade.

A constituição do Consórcio foi feita pela Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (APES), que elegeu, em consenso, o prefeito João Bosco para a presidência, o prefeito de Itanhém Milton Guimarães (Bentivi) como vice-presidente, tendo o prefeito de Caravelas Jadson Ruas como vice-presidente administrativo, e a prefeita de Jucuruçu Uberlândia Carmos Pereira como vice-presidente financeira.

unnamed10

De maneira didática, o governador Rui Costa explicou que o Consórcio é a “gestão de saúde pública compartilhada, estamos consolidando e construindo coletivamente”. Para o prefeito João Bosco, “esse novo modelo de gestão da Saúde tem um significado muito importante, principalmente para Teixeira de Freitas”, e explicou: “primeiro, porque vai facilitar o acesso da comunidade aos serviços, principalmente às consultas de especialidades médicas, e segundo porque vai garantir o custeio proporcional desses serviços”.

Em outras palavras, a cidade-polo do extremo sul, que oferece serviços de média e alta complexidade que atendem a toda a região, receberá a contrapartida desses municípios, de forma proporcional à sua população. “O Consórcio sinaliza a aproximação dos cidadãos de Teixeira de Freitas e do extremo sul da Bahia aos serviços de saúde pública com qualidade e eficiência”, destacou o prefeito João Bosco. Além do custeio proporcional dos municípios consorciados, o Governo do Estado entrará com a participação em 40% dos recursos necessários para o funcionamento do Consórcio.

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Extremo Sul da Bahia funcionará em rede. Assim como o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e a Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas, outras unidades de saúde serão credenciadas para o atendimento da população. E, para sanar as dificuldades de atendimentos referentes à especialidades médicas, o Consaúde terá uma Policlínica que será construída em Teixeira de Freitas para atender essa demanda, promovendo o atendimento programado da comunidade regional.

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21