banner
publicidade
publicidade

Teixeira de Freitas foi destaque na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia

Teixeira de Freitas foi destaque na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia

A 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia foi finalizada na sexta-feira (13), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e contou com a participação expressiva de diversas autoridades e das mulheres baianas, representadas em diversos segmentos e de municípios de todo o estado. Teixeira de Freitas teve destaque ao longo do evento, sendo lembrada pela atuação do Governo Municipal em defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher.

Além de ser um dos poucos municípios baianos a ter assinado o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, o Governo de Teixeira inaugurou em setembro o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), e sediou no mesmo mês a 3ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres. Nesta ocasião foram eleitas as delegadas responsáveis por levar as propostas do Território para compor a pauta da Conferência Estadual. Lá, foram eleitas para representar a Bahia na Conferência Nacional, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Teixeira de Freitas, Maria José; a vereadora Erlita de Freitas; e a coordenadora do CEAM Cristiane Reis.

O testemunho de Maria Aparecida Bertozo, que compôs a mesa de abertura, foi destaque assim como aconteceu na Conferência Territorial. Depois de ter sido brutalmente atacada pelo então companheiro, Maria teve as pernas amputadas com um facão e, hoje, conta sua história na busca do empoderamento de outras mulheres. “Mulheres, não baixem a cabeça para homens violentos”, conclamou Maria Aparecida.

Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (3)

A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, contou sobre sua emoção ao ouvir a história de Maria Aparecida, “que representa tantas outras mulheres do país que necessitam de ajuda para combater a violência de gênero e que são atuantes nos processos democráticos em busca dos direitos da mulher”. Em Teixeira de Freitas, o próximo passo em prol da defesa dos direitos à mulher já está sendo buscado, em parceria com o Judiciário, que é a instalação de uma vara especializada.

Dentre as autoridades que participaram do evento, além das já citadas, destaca-se a  coordenadora executiva da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, Rosali Scalabrin; o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, representando o governador Rui Costa; as deputadas estaduais Fabíola Mansur, Luiza Maia, Maria Del Carmen, Ivana Bastos, Neuza Cadore e Fátima Nunes; a presidenta da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria; a desembargadora e responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Britto; a vice-presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e representante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Maria de Lourdes Schefler, entre outras.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21