banner
publicidade
publicidade

Teixeira de Freitas: Governo Municipal dá início ao Programa Olhar Brasil

Governo Municipal dá início ao Programa Olhar Brasil

 

Foi iniciado na manhã desta segunda-feira (23) em Teixeira de Freitas o Programa Olhar Brasil, que acontece por iniciativa do Governo Municipal e Governo Federal. Através do Programa, cerca de 1400 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas passarão por exames de vista gratuitamente.

O Olhar Brasil é um Programa Federal, que acontece com contrapartida do Município, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. Ele funciona da seguinte maneira: a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) identificou e fez a triagem dos estudantes do 1º ao 9 º que apresentavam dificuldades para enxergar; eles agora serão atendidos, farão exames oftalmológicos onde será identificada a necessidade de óculos ou a realização de exames mais específicos, para os quais serão encaminhados.

Weverton Moraes Santos, 9 anos, foi um dos estudantes que participou da abertura. “Eu tenho que sentar perto do quadro, porque senão fica tudo embaçado”, relatou ele sobre a dificuldade visual e a consequente dificuldade no aprendizado. Sua mãe, Marilene da Silva Moraes, contou que trocou o dia de trabalho para participar da abertura do Olhar Brasil e aprovou a iniciativa. “Vale muito à pena participar da vida do filho na escola, e é graças a esse Programa que ele agora vai poder ter um desenvolvimento muito melhor nos estudos”, afirmou.

Além dos próprios estudantes, também participaram da abertura do Programa o prefeito João Bosco e os secretários municipais de Saúde, Eujácio Dantas, e de Educação, Ariosvaldo Alves. “É uma alegria ver as coisas acontecendo”, comentou o representante da Educação e também destacou como positiva a integração da Gestão para que tudo acontecesse. O secretário de Saúde, por sua vez, complementou que “é trabalhando junto que a gente alcança os melhores resultados” e agradeceu a parceria.

Em seu pronunciamento, o prefeito ressaltou que a realização do Olhar Brasil “é resultado do conceito de um governo voltado para o bem da comunidade”. Conversando com os estudantes sobre o Programa ele explicou que “o nosso objetivo é que vocês consigam enxergar sem problema, para que possam estudar sem dificuldade e se tornarem adultos melhores do que nós”. Em outras palavras, o Programa Olhar Brasil tem por objetivo, exatamente, identificar e corrigir problemas de visão, visando reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitando o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantindo a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

A abertura aconteceu na Escola Municipal Gilberto Cardoso e contou, também, com a presença de educadores, funcionários das secretarias, vereadores e dos secretários de Indústria e Comércio Gedemácio Guimarães; Habitação Marco Antonio Veronesi; e Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21