banner
publicidade
publicidade

Teixeira de Freitas: Prefeitura e UFSB Paulo Freire firmam parceria para residências médicas Entrada x

O auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas foi palco, nesta sexta-feira (17/10), de um momento histórico para o município: a implantação dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional. Este evento foi possível graças a uma parceria entre o município e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a qual tem seu polo de saúde no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. Compareceram autoridades e personalidades locais ligadas ao ensino superior, médicos e outros profissionais da área da saúde, além do prefeito João Bosco, médico cardiologista por formação; do Magnífico Reitor da UFSB, professor doutor Naomar de Almeida Filho, os secretários municipais de Saúde, Eujácio Dantas e de Educação, Ariosvaldo A. Gomes, e outros de demais pastas, bem como vereadores, representados na ocasião por Tomires Barbosa “Miro”. A Camerata 9 de Maio, sob a regência do maestro Orley, executou os hinos do Brasil e do município, sendo o último interpretado pela pequena Maria Eduarda.

 

Até a concretização deste momento várias ações foram necessárias, partindo do âmbito Federal, como a criação do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, criado em 2013 com a missão de melhorar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer a Atenção Básica, Melhorar Unidades de Atendimento aos Pacientes e diminuir a carência de médicos. Este programa e suas ações, são reflexo de uma pesquisa realizada pelo IPEA em 2011, que apontou que para 58% dos brasileiros, os principais problemas com a Saúde Pública tinham relação com o baixo número de médicos no país, que nesta época, era de 1,8 profissional para cada mil habitantes. Para atingir os objetivos do programa, o Governo Federal realizou chamadas de profissionais de saúde, ampliação de 11,5 mil vagas de graduação em Medicina e de 12,4 mil novas vagas em residência.

 

A partir do Mais Médicos, Teixeira de Freitas, graças ao diálogo e vínculo direto do Governo Municipal com o Governo Federal, conquistou 19 médicos estrangeiros, assinou Termo de Compromisso entre a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, conquistou a Formação de Gestores e preceptores de Residência Médica, já em curso; além da própria conquista do polo de saúde da UFSB, que será fortalecido nas residências médicas com o programa desenvolvido no município, “Melhor em Casa”. Agora, o município passa para o pleito de 4 Residências Médicas (medicina de família e comunidade, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e traumatologia) e 1 Multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, odontologia, serviço social, nutrição, psicologia, farmácia, educador físico, biomedicina).

 

Durante a cerimônia de implantação, o vereador Miro destacou que a implantação da residência é parte de um processo maior de desenvolvimento que está acontecendo na cidade e mencionou: “ este ganho é incomparável se a gente considerar o que se tinha antes no município quando se tratava de saúde”, já o secretário de Educação citou Paulo Freire para salientar a importância da educação como instrumento de inserção e ganho social. O secretário de Saúde Eujácio Dantas, fez uma abordagem histórica para o momento, rememorando as primeiras faculdades implantadas no Brasil e a carência que novos investimentos que percorreu séculos, “ mas hoje vivemos numa realidade diferente e nós, do Extremo Sul da Bahia, podemos comemorar a implantação de uma Universidade Federal em nossa localidade”, disse.

 

Ao tratar das residências, o magnífico reitor, professor doutor Naomar descreve a prática como uma atividade que “confirma credibilidade e qualidade da formação, como forma de treinar sujeitos para a prática concreta”, e lembrou que a Prefeitura de Teixeira de Freitas lidera o pleito as residências para multiprofissionais de saúde. Doutor Naomar finalizou agradecendo e parabenizando o gestor municipal pelo empenho empreendido e parceria pelo sucesso das ações da UFSB.

 

“Esta é a Universidade da cidadania, porque sai do seu caráter primeiro de Universidade, de atendimento aos monarcas e burgueses, e vai atender no contexto sociocultural local, conhecendo de perto a realidade da população e mantendo seus estudantes no seio de suas tradições”, analisou o prefeito médico, que fez menção à rapidez com que a Universidade se instalou e progride na sociedade teixeirense. Concluindo, o prefeito disparou: “ Somos uma cidade polo, e toda cidade polo deve ser uma cidade Universitária, só assim o desenvolvimento e o amparo necessário para a região serão conquistados”. Em 27 de novembro deste ano, Teixeira de Freitas realizará sua primeira Mostra de Saúde, com apresentação de trabalhos científicos.

 

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21