banner
publicidade
publicidade

Teixeira de Freitas:Secretaria de Saúde realiza encontro sobre dengue

A Secretaria de Saúde do Município de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, realizou nesta sexta feira, (27/05), no auditório da CDL, apresentação do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia.

O evento foi aberto ao público para demonstração das atividades realizadas no combate a dengue através da Secretaria de saúde e suas coordenadorias do Município de Teixeira de Freitas.

Esta mobilização é um projeto das parcerias entre o Governo do Estado, Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Dires e Secretarias Municipais.

O projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia, foi, iniciado em julho de 2010, prevê a construção de uma rede de mobilização social envolvendo dez municípios baianos, selecionados entre os que apresentam maiores índices de infestação e letalidade por dengue. Para execução desse projeto piloto, iniciado em julho de 2010, os dez municípios convidados foram: Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

Neste primeiro período de trabalho do projeto, as cidades selecionadas pegam como amostragem dez bairros em seus municípios para execução do projeto.

No caso de Teixeira de Freitas, os bairros selecionados foram: Bela Vista, Centro, Jerusalém, Liberdade, Nova Teixeira, Santa Rita, São Lourenço, Tancredo Neves,Ulisses Guimarães e Vila Vargas.

Dentro os bairros selecionados, todos se destacaram na amostragem com baixos índices de controle da dengue, tomamos como referência, o bairro Centro com índice de 171 reduziu para 15 casos, e o bairro São Lourenço com índice de 152 reduziu para 18 casos, alcançando uma meta boa, mais com objetivos de zerar e não ter mais casos de dengue no município.

Vagner Fernandes – secretario de Saúde do Município de Teixeira de Freitas, ficou muito feliz pelos números apresentados pela sua equipe de trabalho, “O projeto é uma ferramenta muito poderosa no combate a dengue, mais sem a participação da comunidade torna-se inviável vencer essa batalha contra a dengue”. Concluiu

No final do evento, os parceiros do projeto foram agraciados com um diploma de Homenagem, oferecidos pelo Governo do Estado, Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas e a Fundação Luis Eduardo Magalhães com a recepção de um coffee break.

O evento foi organizado pela equipe EPS (Educação Permanente Saúde) formada por: Nandito Teixeira (Coordenador do Combate a dengue), Rosália Schmidt (Coordenadora), Claudia Gonçalves (Coordenadora) e Raimunda Brito (Coordenadora), sob acompanhamento de Elisabeth França (Coordenadora SESAB), Maria Cristina (Coordenadora da Fundação Luis Eduardo Magalhães), Adriana Podestá (Analista Técnica Fundação Luis Eduardo Magalhães) e Mariana Lopes Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde do Município de Teixeira de Freitas).

Estiveram presentes no evento, os Secretários Municipais e representantes de entidades locais, Ailson Cruz (Indústria e Comércio), Clóvis Guerra (Sec. Segurança pública), Ednilton Pereira (Sec. Administração), Alair Daniel (Sec. Educação e Cultura), Günter Sabóia (Coordenador da Atenção Básica), Roberto Almeida ( Gerente do SINCOMÉRCIO), Edvaldo Alves ( site Liberdadenews), Jajá (Site Teixeiraverdade), Gil (Representante da CDL).


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21