banner
publicidade
publicidade

Teixeirense representará o Brasil em concertos no Paraguai e Argentina

Teixeirense representará o Brasil em concertos no Paraguai e Argentina

O teixeirense Gabriel Rodrigues, 13 anos, foi selecionado por professores do Conservatório Nacional de Música da Universidade de Pilar para participar de concertos no Paraguai e Argentina na próxima semana. O jovem violoncelista é estudante da rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas e do projeto Orquestrando Futuros da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (Iced).

Gabriel teve seu primeiro contato com música erudita ao dez anos de idade, quando assistiu a uma apresentação na escola onde estudava, em 2010, e desde então, teve sua rotina, vida e seus projetos para o futuro transformados. Atualmente ele estuda na Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento, está no 8º ano, faz parte do projeto Orquestrando Futuros e integra também a Orquestra e Coral 9 de maio.

Devido a um convênio de cooperação firmado para interação educativa no Mercosul, o violoncelista foi o único selecionado em todo o país para participar desta fase de intercâmbios em Assunção, no Paraguai, e Clorinda, na Argentina. Durante nove dias ele irá participar de ensaios, concertos e da gravação de um CD, fruto de sua dedicação e disciplina. Sua participação enseja a inserção da cidade de Teixeira de Freitas no circuito cultural do Mercosul.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o projeto Orquestrando Futuros no Centro da cidade e no bairro Jerusalém, onde oferece aulas de música – curso básico técnico – para cerca de 240 estudantes da rede municipal de ensino, projeto iniciado pela atual administração pública municipal. A faixa etária dos ingressantes vai de 9 a 14 anos, cujas aulas participam em turno oposto ao ensino regular. Sua permanência no projeto depende do bom rendimento escolar, inexistência de faltas e ausência de ocorrências disciplinares.

De acordo com o maestro e coordenador do Orquestrando Orley Silva, os reflexos do projeto são imediatos nos participantes, por isso, Gabriel e outros estudantes estão sendo multiplicadores dos ensinamentos. “A maioria das crianças nunca ouviu uma apresentação de música clássica, e não se pode amar o que não conhece”, observou ele. O próprio Gabriel já passa os ensinamentos para duas vizinhas no bairro Ulisses Guimarães onde mora e incentivou os irmãos.
Quando perguntado o que os vizinhos acham do seu destaque e dos seus treinos em casa, Gabriel respondeu: “É tipo um orgulho pra gente”.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ari Santos, “o incentivo à música e à cultura em geral será permanente”, referindo-se ao projeto Orquestrando e à inserção deste tema no currículo escolar das crianças. Conforme informou, será implementado na rede pública municipal, além do estudo de música, sobre a cultura afro indígena e a história de Teixeira de Freitas e Fazenda Cascata.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21