banner
publicidade
publicidade

Teixeirenses vivenciam o dia da consciência negra

Teixeirenses vivenciam o dia da consciência negra

 

Todos os que passaram na sexta-feira (20) pelo terminal rodoviário do centro de Teixeira de Freitas puderam participar da Intervenção Urbana promovida pelo Departamento Municipal de Cultura que contou com a participação da ONG ACLA e Associação Pestalozzi, movimento orientado pelo Contramestre de Capoeira Jamaica.  Ainda houve as apresentações de figuras negras históricas e contemporâneas e grupos temáticos.

Durante a tarde, os populares e alunos da Rede Municipal que participaram das oficinas de turbantes e bonecas Abayomi, na Casa da Cultura, foram influenciados a valorizar as ascendências africanas na cultura brasileira.

Jéssica Silva e Mirla Kleille do Grupo Crespxs e Cacheadxs, têm como bandeira a defesa da expressão da identidade negra através do uso dos cabelos e turbantes afro, como ato político ideológico. Este movimento do extremo sul da Bahia levou ao evento não só mais uma oficina, mas uma reflexão sobre a importância dos valores negros, atentando a necessidade de repensar as questões inerentes aos negros e negras.

A oficina de bonecas Abayomi, ministrada pela Professora da UFSB Alessandra Simões, abordou a identidade cultural do brinquedo artesanal como instrumento de resistência contra os padrões impostos pela sociedade.

Todos que compareceram aos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura através do Departamento de Cultura/Governo Municipal puderam refletir sobre a identidade cultural e o desenvolvimento dos teixeirenses.

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas/ Ascom Educação


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21