banner
publicidade
publicidade

UNACON de Teixeira de Freitas Inicia Campanha Outubro Rosa

UNACON de Teixeira de Freitas Inicia Campanha Outubro Rosa

 

Na manhã do dia 01 de outubro, quarta-feira, a UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Teixeira de Freitas realizou abertura do Outubro Rosa com um culto ecumênico. Mês este destinado a prevenção e informação ao combate ao Câncer de Mama, este evento é celebrado pela a maioria dos Países em todo o Mundo nesta data.

O evento teve a participação de toda a Equipe da Unidade, juntamente com os pacientes que se fizeram presentes, além do secretario de saúde, Eujácio Dantas; Diretor do HMTF, Celso Morcelli; Das Médicas, Rosicarla Dourado, e Daniela Pratti (mastologistas); Padre Isaias Sila; Pastor Oséias da Primeira Igreja Batista; Angélica Gusmão; E o vereador Gilberto Soares.

O padre Isaias, Abriu o curto falando da grande importância da participação de todos ali presentes, em um momento que se inicia uma campanha de conscientização da busca de prevenção ao câncer de mama, mas principalmente do acolhimento ao próximo quando assim for diagnosticada a doença, e abençoou o evento, a unidade de saúde como também toda a sua equipe, e todos que ali se faziam presente, em prol do bem estar do próximo. O Pastor Oséias, iniciou falando da importância da vida, e o valor que inestimável que devemos ter por ela, pois não há nada mais valioso neste mundo do que as nossas vidas. Ele falou ainda da aprovação, da superação, e da benção que Deus propulsionou a um ente da sua família, que superou a doença e que hoje vive intensamente a vida, e convidou a todos para cantar um trecho da musica “Eterno Aprendiz” de Gonzaguinha, momento que emocionou a todos os presentes, com a importância que devemos dá a nossa vida, independente de qualquer situação que possamos esta passando ou vivendo, que possamos viver intensamente a cada momento, mais lembrando sempre do próximo como a si mesmo.

O secretario Eujácio Dantas destacou que ele teria chegado de viagem na madrugada desta quarta-feira, mas que sabendo da grande importância que a Unidade da UNACON tem para com a população de Teixeira e Região, e do quanto é importante essa campanha de prevenção desta doença oncológica, ele não poderia deixar de comparecer ao um evento de grande importância como esse. E disse ainda: “Hoje estamos ofertando um numero bem maior do que os anos anteriores de mamografias, somente este ano já passaram de quatro mil exames, tanto que para esse tipo de exame não estamos tendo fila de espera, pois sabemos o quanto ele é importante para diagnostica à doença no seu inicio. Estamos aguardando a publicação da portaria da Radioterapia que será implantada juntamente com a nossa nova unidade da UNACON, que irá ser transferida para ao lado do Complexo Regulador e da UPA que iniciará as obras ainda este mês, estamos fazendo investimentos em todas as áreas da saúde do nosso município, como exemplo o HMTF que já recebeu aproximadamente três milhões de investimentos, e iremos fazer muito mais nesses dois anos e três meses, que nos resta no mandato do nosso prefeito João Bosco, pois tudo isso só esta acontecendo em decorrência do grande compromisso que ele tem com a saúde do nosso município”. Afirmou o secretario.

A coordenadora da UNACON, Thais Amaral, destacou que abertura da campanha com um culto ecumênico, foi para abençoar todas as ações da campanha do Outubro Rosa, que inicia nesta quarta-feira, dia 01, e que entre tantas ações que irá ser realizada pela a rede de saúde do município, haverá mais três momentos importantes, a próximo será uma caminhada que acontecerá no dia 11, saindo da praça da antiga prefeitura, que percorrerá o Centro da cidade, e encerrando na Praça da Bíblia. Já o segundo, acontecerá no dia 25, no Shopping Teixeira Mall, onde será realizado um dia inteiro de entretenimento, com informações de prevenção e esclarecimentos da grande importância do diagnostico precocemente para o paciente de câncer de mama.

O terceiro momento será o encerramento com a realização de outro culto ecumênico ás 8h do dia 31, na Unidade da UNACON, como agradecimento sobre todas as atividades e objetivos alcançados ao combate do câncer de mama durante todo esse mês, em nosso município.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21