banner
publicidade
publicidade

Unidade de Conservação do sul da Bahia comemora 8 anos e recruta voluntários

Unidade de Conservação do sul da Bahia comemora 8 anos e recruta voluntários

 

No dia mundial do meio ambiente (05 junho) a Reserva Extrativista de Cassurubá completa 8 anos de criação e abre vagas para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação.

Pessoas comunicativas, proativas, compromissadas, com interesse pela área ambiental e capacidade de realizar as atividades em ambientes naturais, são o perfil desejável para ser voluntário da RESEX.

As vagas para o Serviço Voluntário serão preenchidas preferencialmente por pessoas da comunidade de Caravelas e região, porém não existe limite de idade ou estudo, todos possuem condições de colaborar na gestão da Unidade de Conservação e com o meio ambiente.

Vale lembrar que o  serviço voluntário é uma atividade não remunerada que vem ganhando força no Brasil. Trabalhar em prol de uma causa, conhecer pessoas e novas realidades, adquirir e ampliar conhecimentos, melhorar o currículo são alguns bons motivos para se tornar um (a) voluntário (a).

Mais informações consulte a cartilha com as orientações ao voluntariado na RESEX, para se candidatar a uma vaga é necessário preencher o formulário de inscrição .

 Sobre a  RESEX Cassurubá

 

A Reserva Extrativista de Cassurubá abrange uma área de 100.767,56 hectares de estuários, restingas, mangues e ambientes marinhos entre os municípios de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia.

A unidade de conservação (UC) de uso sustentável foi criada em 2009 e sua população tradicional é composta por pescadores artesanais, marisqueiras, caranguejeiros e pequenos agricultores. Sua criação visa a proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais.

 

Além disso, a RESEX contribui para a proteção dos principais ambientes costeiros do Banco dos Abrolhos, onde estão 95% dos manguezais da região, considerados berçários de várias espécies de importância ecológica e econômica. Integra uma das áreas mais piscosas da Bahia e grande parte das espécies de interesse para a pesca completa uma parte de seu ciclo de vida na região estuarina da RESEX de Cassurubá.

A RESEX Cassurubá é administrada pelo ICMBio e funciona diariamente na sede do CEPENE (Projeto Manguezal), em Ponta de Areia, município de Caravelas.

 

 

Texto: Janina Azevedo

 

 

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21