banner
publicidade
publicidade

USO DO FGTS PARA GARANTIR CONSIGNADO É NOCIVO, DIZ ASSOCIAÇÃO

USO DO FGTS PARA GARANTIR CONSIGNADO É NOCIVO, DIZ ASSOCIAÇÃO


A associação de consumidores Proteste avalia que a autorização para uso do FGTS na contratação do empréstimo consignado é um retrocesso e complicará ainda mais a situação do consumidor.

“Incentivo ao endividamento para acelerar a economia não é a saída”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. “É uma armadilha, pois o FGTS é uma das únicas reservas financeiras dos trabalhadores para situações como desemprego”.

A associação observa que a MP aumenta o risco de inadimplência, que já atinge 59 milhões de brasileiros.Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), também questiona a medida.

“Embora o rendimento seja o menor do mercado, o FGTS é uma forma de forçar o trabalhador a ter uma poupança. Assim, atrelá-lo ao crédito consignado é perder garantias”, afirma. Para ele, o consumidor que optar pelo consignado para fugir de linhas de crédito com juros mais altos deve ser cauteloso. “É importante tomar consciência de que o custo de vida deverá ser reduzido em até 35%, porque a prestação será retirada diretamente do salário ou benefício de aposentadoria”. (Estadão)


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21