banner
publicidade
publicidade

Vacinação Contra a Gripe Iniciará Sábado em Teixeira de Freitas

Vacinação Contra a Gripe Iniciará Sábado em Teixeira de Freitas

 

A secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas iniciará a vacinação contra a gripe no município neste sábado, dia 26/04, com atraso pelo calendário ministerial, por conta das vacinas não terem chegado na 9° DIRES que é a responsável pela a distribuição para os 13 municípios que compõe o Extremo Sul da Bahia. Segundo a Diretoria da Nona Regional de Saúde do Estado (9° DIRES), o atraso foi em decorrência dos feriados que ocorreram subsequentemente nos últimos dias.

A coordenadora da Vigilância em Saúde do Município, Camila Vasconcelos, informa que a vacinação iniciará neste sábado, dia 26/04, com o dia “D”. Os pontos de vacinação será nos postos de saúde (ESF) do município, além da escola municipal Bela Flor, no Bairro Colina Verde, no horário das 08:00 ás 17:00hs.

Toda a equipe da Vigilância Epidemiológica (VIEP) está envolvida para que possa atingir 100% do público alvo. Em referência ao atraso da chegada da vacina no município, a data prevista para a vacinação é até o dia 9 de maio, se caso não conseguir cumprir a meta que é de pelo menos 80% das classes prioritárias, essa data possivelmente será prorrogada em decorrência do ocorrido. E disse ainda: “Gostaria de convocar todas as pessoas que estão dentro dos grupos prioritários, para comparecerem ao posto de vacinação mais próximo a sua casa. Em especial chamar atenção dos Pais de crianças com menos de 5 anos, para não deixar de levar seus filhos para vacinarem no próximo sábado dia 26, o dia D da vacinação, e por ser o dia mais importante para nós, pois estaremos direcionando toda a nossa rede de Atenção a Saúde do nosso município para a vacinação, no qual tentaremos atingir o maior numero possível de pessoas”. Concluiu a coordenadora.

 Os grupos prioritários para a vacinação são crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos; as pessoas acima de 60 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas; os trabalhadores de saúde; povos indígenas; funcionários penitenciários; carcereiros de cadeias públicas e população privada de liberdade.

No ano passado, o público infantil incluído na campanha tinha idade de seis meses a 2 anos, neste ano houve ampliação para as crianças menores de 5 anos. Segundo o ministério, pessoas com doenças crônicas e “condições clínicas especiais” também devem se vacinar.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21