banner
publicidade
publicidade

Vai começar! O Clássico é popular, brasileiro e nordestino no 5º Encontro de Cordas

Vai começar! O Clássico é popular, brasileiro e nordestino no 5º Encontro de Cordas

“E foi assim, não de repente, que o grande dia se achegou. No primeiro encantamento tem arte brasileira, nordestina com louvor.  Um movimento na cadência do cordel, desenvoltura do mamulengo e beleza da xilogravura, que teve como mestre o grande ilustre Suassuna. Não estranhe esse jeito tão diferente de contar, que logo no primeiro dia, é arte do Armorial que vai lhe encantar! Um concerto tão bonito que é melhor ir perto ver, na segunda-feira à noite, tudo feito para você. Fique assim bem convidado. O ICED lhe aguarda com um número muito ensaiado. Do tropicalismo brotou o casamento, que é belo e inusitado, que com certeza vai lhe deixar, assim, extasiado! Unindo o erudito com o Armorial, numa grande apresentação, um concerto sem igual no salão da Igreja Batista Memorial. ”

A Arte Armorial Brasileira é a grande inspiração para a primeira noite do 5º Encontro de Cordas do Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento –ICED, em Teixeira de Freitas. O primeiro concerto é nesta segunda-feira, 17, a partir das 19h30, pontualmente. Não se atrase. A entrada é gratuita. O evento dura a semana toda, de 17 a 22. Este ano, o tema geral é “Do Erudito ao Tropicalismo”. As apresentações acontecem todos os dias. Os concertos, sempre à noite. Durante o dia, os músicos se dividem entre aulas, ensaios e ainda saem da IBM e percorrem espaços públicos, levando música para os lugares como “um bom perfume”.

Ainda sobre o repertório da primeira noite, o movimento Armorial é parte integrante do Tropicalismo e foi dirigido pelo grande pensador brasileiro, o escritor Ariano Suassuna. Nas palavras dele: “A Arte Armorial brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos “folhetos” do romanceiro popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus “cantares”, e com a xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das artes e espetáculos populares com esses mesmos romanceiros relacionados”. E será neste cenário que a plateia será recebida.

A melhor vitrine

Muito além de emocionar o público com as apresentações musicais, o Encontro é uma importante referência na vivência cultural e formação musical das crianças, adolescentes e jovens que encontraram nos instrumentos e partituras uma oportunidade de alçar voos maiores e sonhar com um futuro sólido e promissor. Os meninos e meninas, muitos deles vindos de outras cidades, e até de outros países, são estudantes de escolas públicas que aprendem música gratuitamente em Institutos, Organizações e afins, que se valem da arte para orquestrar a vida desses futuros profissionais.

“Mesmo os que não permanecerão na música, manterão para sempre os valores e a disciplina”, válidos para todas as áreas de formação, como bem pontua o idealizador do ICED, maestro Orley Silva.

O Encontro de Cordas do ICED é o evento que proporcionou à Teixeira de Freitas o Título de “Capital Baiana da Música Erudita que Gera Inserção Social”, por usar a música como ferramenta de promoção ao Desenvolvimento Humano. Nesta edição, como já aconteceu em anos anteriores, virão músicos/professores de reconhecimento internacional.

Quem é da arte sabe bem a importância desse Encontro, que também é uma vitrine para jovens talentos. Um bom exemplo disso é o pessoal do Ambiente Musical do Instituto Amigos de Santo André – IASA, de Santa Cruz Cabrália. Eles afastaram toda e qualquer possibilidade de não comparecerem. Contra a distância e custos de viagem, eles se uniram a outras pessoas e fizeram o jantar beneficente, “Bistrô do Bem”, que foi um sucesso. Houve ainda, em outros lugares, quem vendesse artesanato, roupas e guloseimas. Em Teixeira de Freitas, as aulas são de graça, as apresentações ao público também. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Repertório com conhecimento

Será uma semana intensa. Na terça-feira os Jovens Solistas e Quinteto de Sopros da OCA apresentam “Música de Câmara no Interior” dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBA. Tem ainda, Louge Musical com “Noite do Choro”. Na quarta-feira será Noite de Todas as Claves, pelo Essemble de Violas, Violoncelos e Contrabaixos. Na quinta-feira o concerto muda de endereço e vai para Ibirapuã celebrar o aniversário da cidade, com número “Concerto Pela Paz”, interpretado pela Orquestra Infantil e Orquestra Acadêmica. A sexta-feira será o dia [ou melhor, noite] dos Grandes Compositores, com a Camerata do ICED e Lounge Musical “Noite do Jazz”. O Concerto de Encerramento promete grandes emoções com a Orquestra Infantil, Orquestra 9 de Maio e Orquestra Regional do Extremo Sul da Bahia. Escolha sua melhor companhia e vá conferir de perto.

E, para que a música seja, de fato, instrumento de desenvolvimento humano, é preciso que ela gere conhecimento, inclusive, científico. Por isso, junto ao Encontro, nos dias 20 e 21, acontece o 2º Colóquio Nacional de Educação Musical, um evento realizado pelo ICED em parceria com o Governo do Estado e Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Serão debates, discussões e intervenções artísticas no Campus X da UNEB, com a presença confirmada do Professor Mestre Alexandre Vargas da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, Professora Mestra Liliane Fernandes – UNEB e a Professora Doutora Simone Fraga da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.

O 2º Colóquio tem o tema “A Influência de Movimentos Musicais na Produção Musical Brasileira como recurso didático no Ensino da Música”. Uma atividade de ampliação do envolvimento de diversos agentes sociais, políticos, culturais e educacionais a fim de qualificar a atuação didática da música e as influências culturais na produção musical brasileira.

 

 

Outras informações:

 

 (73) 3013 55 15

decom@iced.org.br

Site: iced.org.br

 

 

 

 

 

Teixeira de Freitas, 16 de Julho de 2017

 

 

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21