banner
as
publicidade
publicidade

VAREJO BAIANO TEVE QUEDA DE 4,3% NO FATURAMENTO EM 2014, DIZ FECOMÉRCIO-BA

VAREJO BAIANO TEVE QUEDA DE 4,3% NO FATURAMENTO EM 2014, DIZ FECOMÉRCIO-BA

O varejo baiano  registrou uma queda de  4,3% de seu faturamento real  das vendas,  no ano. Em dezembro, mesmo com as vendas de Natal, o faturamento caiu 9,3% na comparação com dezembro de 2013.
O varejo na Região Metropolitana de Salvador  também apresentou uma queda de  3,4% no  faturamento em 2014. Já em dezembro a queda foi de 5,7% no faturamento na comparação  com o mesmo mês de 2013 .
A explicação para o desempenho negativo do varejo em 2014 foi o  processo de deterioração das condições econômicas, nesse ano, em que muitos eventos contaminaram o desempenho econômico, como a Copa do Mundo com liberação mais cedo, feriados, eleições, e a queda significativa da confiança do consumidor. E para completar, no caso da Bahia, a crise da Petrobrás e o fraco desempenho desse setor, contribuíram para  esse quadro.
Para a Fecomercio Bahia o processo de recuperação não será rápido e ainda muitos ajustes econômicos deverão ser feitos antes de se retomar o rumo do crescimento.
O desempenho do varejo  foi ruim para quase todos os setores, principalmente automóveis e móveis e decorações. Estes são setores muito dependentes de crédito e bastante afetados pela alta de juros do ano passado e também pela queda da confiança do consumidor, que faz com que este não esteja disposto a contrair compromissos de longo prazo.

O setor de supermercados teve desempenho negativo de -1,7% no ano, com desaceleração mais acentuada no mês de dezembro quando as vendas caíram 5,7%. Esse dado talvez seja o mais preocupante tanto pela importância do setor que representa cerca de 30% de todo o varejo.  Os dados são da PCCV – Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista na Bahia, realizada pela Fecomércio- BA.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21