banner
publicidade
publicidade

VI Encontro de Cordas do ICED encanta público na primeira noite de apresentações

A Orquestra Camerata do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) abriu a 6ª edição do Encontro de Cordas. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Com a casa cheia e instrumentos afinados, a Orquestra Camerata do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED) abriu a 6ª edição do Encontro de Cordas na noite dessa segunda-feira (23), no auditório do Centro Territorial De Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES), em Teixeira de Freitas. A grande Noite Armorial trouxe ao público a apresentação gratuita de um repertório escolhido criteriosamente, contemplando o tema do evento: “Do erudito à sanfona”.

Desde o período da manhã, com o credenciamento, os participantes viveram a empolgação de estarem ao lado de grandes professores, músicos e futuros profissionais. As atividades começaram com o Seminário Pedagógico, divisão de turmas, ensaios e ensino coletivo de música e práticas de conjunto; culminando numa noite emocionante e inspiradora.

O maestro Orley Silva agradeceu a todos os parceiros e colaboradores

O maestro Orley Silva falou sobre o tema do VI Encontro. Segundo ele, a estrutura harmônica e melódica nacional faz referência à sanfona, e o erudito não está fora disso. Faz parte de elementos do cotidiano. “As grandes melodias que marcam nossa história saíram dos foles da sanfona (sendo a gaita, no Sul, ou o acordeom, no Norte). Ela permeia a nossa identidade musical, por mais que o brasileiro talvez nem perceba”, disse a’OSollo.

A estrutura harmônica e melódica nacional faz referência à sanfona

A quantidade de pessoas durante o primeiro dia superou as expectativas, isso devido à adesão de músicos e entusiastas da música vindos de outros municípios e regiões. “Nos próximos dias, vamos ter muita música boa, muito trabalho, muita troca de experiências. Teixeira de Freitas ganha um presente nesse momento, quando os olhos da Bahia se voltam para cá, se tratando de música que gera inserção social – uma das grandes marcas que o Encontro traz e que o ICED, como um todo, faz”, concluiu o regente.

Para além da arte, o ICED oferece meios de vivência que potencializam os recursos próprios de cada indivíduo, proporcionando uma alta performance na vida pessoal e profissional das pessoas do município de Teixeira de Freitas, na Bahia e Região. O Encontro de Cordas oportuniza a exploração de conteúdos e informações para formação e atuação docente, instrumentística e camerística. O apoio financeiro é do Governo do Estado da Bahia, além do apoio institucional de diversos órgãos.

O público geral pode acompanhar os concertos a partir das 19h30 com entrada franca

Até o dia 28, o público geral pode acompanhar os concertos a partir das 19h30 com entrada franca. A programação, ainda no auditório do Cetepes, conta com a Orquestra Santo Antônio (de Conceição do Coité-BA) nesta terça (24), tocando do erudito ao popular; na quarta-feira (25), acontece a Noite da Sanfona, com orquestra e convidados.

A partir de quinta-feira (26), os concertos acontecem no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), com a Noite dos Solistas; na sexta (27), o momento é dos Grandes Compositores com a camerata do encontro; e, no sábado, o concerto de encerramento promete encantar com a Orquestra Infantil e a Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Importante citar que a IBM é parceira do ICED, dando apoio logístico, com transporte e alimentação, bem como disponibilização das dependências da igreja para eventos e outras necessidades do Instituto.

Convide alguém para conhecer e se surpreender!

*0 sollo.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21