banner
publicidade
publicidade

Wagner comemora marca superior a mil profissionais do Mais Médicos na Bahia

Wagner comemora marca superior a mil profissionais do Mais Médicos na Bahia

 

A chegada de mais 230 médicos cubanos à Bahia, nesta quinta-feira (13), eleva para 1.087 o número de profissionais atuando no Estado pelo programa Mais Médicos e é motivo de comemoração para o governador Jaques Wagner. “Eles vêm reforçar o trabalho de assistência básica, principalmente nos postos de saúde da família”, anuncia em seu programa de rádio semanal Conversa com o Governador, em que ele fala também de assuntos como sua agenda no interior do Estado e a posse dos novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes).

 O governador inicia o programa falando sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. “Em primeiro lugar, devo dizer que entendo que o Dia da Mulher deve ser todo dia porque as mulheres são nossas mães. Eu acho que todo dia é dia de homenageá-la. O 8 de março é importante porque é uma lembrança de mulheres que há mais de 100 anos, nos Estados Unidos, lutaram pela jornada de trabalho mais decente. É fundamental que mulheres e homens lutem juntos para a cada dia termos direitos iguais e mais prosperidade social”.

 Ele citou como exemplo sua viagem à região sudoeste do Estado. “Para mim, foi motivo de muita emoção comemorar esse dia 8 de março na cidade de Manoel Vitorino, onde a gente inaugurou uma agroindústria para doces, geléias, produtos derivados do umbu, uma cooperativa que é toda dirigida por mulheres”.

O governador afirma que “foi uma festa lindíssima. Entregamos a fábrica. Estamos entregando mais duas em Mirante e outra no município de Manoel Vitorino. Também [assinei] a ordem de serviço para fazer um entreposto comercial na margem da BR-116. Então, é uma alegria para mim e mais uma vez [registro] aqui minha homenagem a todas as mulheres da Bahia e do Brasil e o meu compromisso, inclusive com a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres [SPM], onde a secretária Vera Lúcia Barbosa trabalha diretamente esse tema de promoção e de igualdade de direitos para todas as mulheres”.

 Codes

Em seguida, Jaques Wagner fala sobre a posse dos 45 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes). “A exemplo do que acontece em nível nacional – eu próprio fui o condutor do Conselho Nacional em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva –, essa é uma forma que nós temos de fazer a ampliação da democracia participativa e do diálogo social”.

 O governador afirma que “nós temos os parlamentares, vereadores, deputados estaduais e federais, mas isso não impede que o governo do Estado tenha um conselho onde estão pessoas das mais variadas origens, mas todas da sociedade civil, como voluntárias, e o secretário Edvaldo Brito, que fez uma apresentação importante sobre o projeto ‘Estratégias da Bahia’”.

 

Jequié, Mucugê e Ribeirão do Largo

O governador fala ainda no Conversa desta terça (11) sobre a agenda no interior no decorrer da semana para entrega de obras e serviços à população do Estado. Na quarta-feira (12), em Jequié, município do sudoeste baiano, Wagner assina a ordem de serviço para instalação de mais 46.584 cisternas e entrega 14 mil já implantadas em 58 municípios.

 “É um investimento de R$ 284 milhões. No nosso programa Água para Todos, as cisternas têm importância especial”, enfatiza. Ele afirma que, além de grandes adutoras e sistemas simplificados, a cisterna possibilita captação de 16 mil litros de água de chuva, uma garantia para as famílias em época de estiagem prolongada.

 Na sexta (14), em Mucugê, na Chapada Diamantina, o governador participa da inauguração da Farmácia Bahia, “mais um equipamento na área de saúde pública”, e da entrega da restauração da Igreja Santa Isabel, um investimento de quase R$ 800 mil.

 As inaugurações no interior continuam no sábado (15), quando o governador estará em Ribeirão do Largo, município da microrregião de Itapetinga, onde entrega o trecho da BA-634, que liga o Tomba à BA-263. De acordo com Wagner, “o que a gente vem fazendo nas rodovias é reconhecido como o maior trabalho em estradas da história da Bahia. Aqui é mais um trecho que a gente entrega para dar ao povo de Ribeirão do Largo acesso asfaltado ao município”.

Mais saúde

Finalizando o programa, o governador fala sobre a chegada de novos profissionais do programa Mais Médicos à Bahia. “Na quinta-feira (13), nós deveremos estar recebendo mais 230 médicos, e, com esses, nós estamos completando 1.087 médicos do programa Mais Médicos. Esses médicos vêm reforçar o trabalho de assistência básica, principalmente nos postos de saúde da família e têm dado contribuição inequívoca para melhoria do atendimento médico, principalmente no interior mais distante do Estado da Bahia e do Brasil”.

 O governador parabeniza a presidente Dilma Rousseff, que lançou o programa. “No começo, mal compreendido por alguns, eu acho que [o Mais Médicos] caiu no gosto do povo, principalmente o que recebe a visita desses médicos e percebe que consegue ter atendimento muito melhor. Os profissionais que hoje atuam nesse programa já realizaram aproximadamente 500 mil consultas por mês. Então, é um volume de consultas muito forte, que dá um conforto a todas as nossas famílias, principalmente do interior baiano”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21