banner
publicidade
publicidade

WAGNER GARANTE PRESENÇA DAS BAIANAS


O governador Jaques Wagner garantiu hoje (26) que as baianas de acarajé terão seu espaço na Copa de 2014. “É claro que vai ter acarajé e baianas do acarajé na Arena Fonte Nova. Não tem hipótese de não ter”, disse Wagner para uma plateia formada, em sua maioria, por baianas de acarajé, durante a solenidade de assinatura do decreto reconhecendo o Ofício das Baianas de Acarajé como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia e o respectivo registro no Livro Especial de Saberes e Modos de Fazer do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria da Cultura do Estado.

A solicitação de registro foi requerida pela Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM), que mesmo já tendo o reconhecimento federal, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), considerou de relevância o registro também estadual, por se tratar de uma prática eminentemente baiana. O registro engloba os rituais envolvidos na produção, nos modos de fazer, na preparação do local de venda, na arrumação no tabuleiro do acarajé e dos demais quitutes disponíveis.

Na ocasião, Wagner destacou a importância das baianas para a cultura e tradição da Bahia e garantiu que as baianas estarão presentes no Estádio da Fonte Nova. “É mais do que justo e merecido esta homenagem, é a marca mais forte das tradições baianas, um estímulo à manutenção dessa tradição”. Na cerimônia, realizada em um novo espaço construído para eventos no prédio da Governadoria e que estava sendo usado pela primeira vez, o governador lembrou que a homenagem às baianas acontecia, por uma feliz coincidência, na inauguração do local, motivo pelo qual nomeou o espaço de Salão de Atos das Baianas de Acarajé.

Participaram da solenidade, além das baianas e da presidente da presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Rita Santos, secretários de Estado, o superintendente do IPAC, Carlos Amorim, o presidente do Conselho de Cultura do Estado, Jaime Sodré, dentre outros. Ao final do evento, as baianas entregaram ao governador Wagner uma réplica em miniatura de uma baiana e foi tocado o hino da Bahia e o Hino ao Senhor do Bonfim.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21