banner
publicidade
publicidade

Zika vírus: Teste da Bahiafarma é aprovado pelo Ministério da Saúde

Zika vírus: Teste da Bahiafarma é aprovado pelo Ministério da Saúde

Zika vírus: Teste da Bahiafarma é aprovado pelo Ministério da Saúde

Foto: Divulgação

O teste rápido para detecção de Zika vírus realizado pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), conseguiu um dos melhores resultados registrados para esses dispositivos.

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), órgão ligado ao Ministério da Saúde, realizou uma avaliação do kit e registrou índices de 97% de sensibilidade e 96% de especificidade para infecções recentes (IgM) e de 100% de sensibilidade e 98% de especificidade para infecções mais antigas (IgG). “O resultado corrobora a avaliação feita pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilência Sanitária], que já havia aprovado o dispositivo, ao publicar o registro para sua produção e distribuição, no fim de maio”, disse o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

Aprovado pelos órgãos, o teste rápido de Zika vírus da Bahiafarma está liberado para aquisição, por parte do Ministério da Saúde, e distribuição pelo SUS em todo o Brasil.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21