banner
as
publicidade
publicidade

Aula Magna abre Programa de Residência Médica em Teixeira de Freitas

Aula Magna abre Programa de Residência Médica em Teixeira de Freitas

 

Aconteceu nessa segunda-feira, 21 de março, a Aula Magna do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a aula foi ministrada pelo doutor Leonardo Miranda de Avellar, (UFMG- Hospital Pitie Salpetrierri, Paris-França), coordenador do serviço de neurocirurgia e de residência médica e neurocirurgia desde 2010.

 

Esta é a segunda turma do Programa de Residência Médica de Teixeira de Freitas, que é reconhecido pelo Ministério da Educação, fruto da parceria dos governos Municipal e Federal, Universidade Federal do Sul da Bahia e Hospital Sírio Libanês. Os novos residentes são da área de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia.

 

Entre os convidados, a doutora Delvone Freire Gil Almeida, (mestra, doutorada e pós doutorada pela UFBA). Gastro-hepatologista, com experiência em gestão hospitalar. Presentes, o secretário municipal de saúde, Eujácio Dantas de Oliveira; o vereador Gilberto Lemes; o Decano, pró reitor da UFSB, doutor Luiz Henrique; o representante do Conselho Municipal de Saúde, além de médicos, profissionais de saúde, e diretores do Hospital Municipal (HMTF) e Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).

 

De acordo com teóricos da área, não existe maneira melhor de inserir o jovem médico no mercado de trabalho do que a residência, por se tratar de uma experiência que dá ao residente uma visão prática da Medicina e, ao mesmo tempo, dos problemas que o setor de saúde enfrenta e como ele consegue sobreviver.

 

Teixeira investe na saúde

 

Por essa razão, na opinião do secretário de saúde, Eujácio Dantas, é que a procura pela especialização é alta. “A residência médica não é obrigatória. Ela é uma especialização como outra qualquer, mas seu caráter prático e seu histórico de sucesso é que motivam muitos estudantes a optarem por ela ao final da graduação”, acredita. Os médicos residentes atuarão nas áreas de: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Medicina de Família e Comunidade.

Os investimentos em saúde têm sido constantes. Recentemente, dois Postos de Saúde padrão, Estratégia Saúde da Família (ESF), foram entregues à comunidade teixeirense, nos Bairros Eixo Sul e Novo Jerusalém, com ambientes amplos, climatizados e totalmente equipados para o atendimento ao cidadão, ao todo, serão 12 unidades neste modelo, além de inúmeras reformas e melhorias nos Postos, Hospital Municipal e Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). Além disso, nos próximos meses será inaugurada a UPA e iniciada a construção da Policlínica de Saúde, vinculada ao Consórcio Interfederativo de Saúde do Extremo Sul.

Um dos maiores e mais significativos investimentos da saúde em Teixeira de Freitas é a construção do Centro Especializado em Reabilitação, o CER IV, com obra em fase avançada e que atenderá a pacientes em 4 especialidades, numa das maiores e melhores estruturas do gênero em todo o Nordeste brasileiro.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21