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A vez da T-shirt

Trompe-l’oeil é uma técnica  artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostre objetos ou formas que não existem realmente. Provém de uma expressão em língua francesa que significa engana o olho e é usada principalmente em pintura  ou arquitetura. Significa: “o que salta aos olhos”, é uma imitação da realidade.

 

Na década de 30, foi trazida para a moda pelas mãos da estilista italiana Elsa Schiaparelli. Amiga de Salvador Dali e de outros artistas do movimento surrealista, Schiaparelli sofreu influência de seu trabalho e, como conseqüência, acabou por utilizar o efeito trompe l’oeil em suas criações.

O trompe l’oeil na moda consiste basicamente em simular elementos que não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas. Esses elementos podem ser um corte diferenciado, uma peça de roupa, uma jóia ou bijuteria, laços e botões e o que mais a imaginação do estilista permitir. Vale tudo para dar um toque de brincadeira à peça.Além de ser utilizado como recurso para dar graça às criações, a técnica também pode ser uma boa saída para evitar/criar volume numa produção. Um grande laço amarrado em um vestido pode ser demais, porém, se o laço for desenhado, ele não cria volume e traz o efeito desejado. O mesmo vale para lenços e colares grandes. Bem legal não é ??? 

Referencias: Moda.ig

*Ana Paula Malacarne

  • Pós graduada em Moda e Design pela UVV,
  • Consultora de Moda, Imagem e Produtora de Moda pela Universidade Candido Mendes RJ,
  • Graduada em Marketing,
  • Especializada em Visual Merchandising pela Escola São Paulo.
  • www.closetdemadame.com.br

 


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