ALTERNATIVAS PARA VIABILIZAR O DESENVOLVIMENTO DE TEIXEIRA DE FREITAS
Foi realizada ontem, dia 01 de dezembro, reunião para discutir os caminhos a serem seguidos para que o nosso município tenha melhores condições para acelerar o seu crescimento. Estiveram presentes à reunião o Presidente da Casa, o vereador Luis Henrique da Ressurreição de Souza; o 1º Secretario, o vereador José Gonzaga da Silva e os vereadores Marta Helena Leal; Gilberto Souza Santos; José Henrique G. da Cruz e Genivaldo Bispo. Foram convidados e participaram desta discussão os senhores Sergio Mascarenhas do Cartório de Imóveis; Dalvan Afonso dos Santos, gerente geral da Caixa Econômica Federal; Flavio Sampaio Arruda, Secretário Municipal de Infraestrutura; Sergio Guimarães, Presidente da Associação da Construção Civil; Bruno Borges Epitácio, representante da Coelba em Teixeira de Freitas; A Sra. Daniela Palhano de Figueiredo, Gerencia Regional do Trabalho e Emprego em Teixeira de Freitas, apesar de ter sido convidada, não pode se fazer presente.
A discussão maior foi em torno das dificuldades e burocracias que impedem a organização dos empreendimentos imobiliários, como, por exemplo, o Cartório de Imóveis que atende apenas 60% da demanda por falta de pessoal. Essa demanda representa, em media, 25 escrituras/dia, quando seria necessário atender a 35. Esse procedimento atrasa tanto o processo para pagamento de tributos, quanto a realização das obras.
O Presidente da Câmara abriu a discussão dizendo que esse é o melhor momento para debater esse tema, já que a Casa está finalizando os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito e a cidade está ganhando mais investimentos por parte da iniciativa privada e do Governo Federal. Mas, deixou claro que o “crescimento que interessa ao município é o responsável que só acontece de forma planeja