Ambulâncias do Samu terão aparelho que mostra se pulmão está comprometido
-
18 de março de 2021Toda vez que o médico Uenderson Barbosa, 31 anos, precisa socorrer um paciente de trauma com sangramento interno ou com os pulmões comprometidos pela covid-19 é somente no hospital que ele tem a real noção da gravidade da situação. Médico intensivista, ele é um dos profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Salvador.
“Existem alguns sinais indiretos que ajudam na suspeição de que o paciente apresenta um quadro de sangramento interno ou está com os pulmões comprometidos, mas confirmação só teremos de duas formas: ou fazendo um exame de imagem, que só tem como fazer dentro do hospital, ou fazendo uma cirurgia”, contou.
Mas essa realidade mudou. Agora, será possível fazer o exame de imagem na ambulância. Ontem, a prefeitura anunciou que comprou aparelhos de ultrassonografia para instalar nas 12 Unidades de Suporte Avançado do Samu. Para Uenderson essa possibilidade representa um grande avanço no atendimento e tratamento dos pacientes, facilita o trabalho de quem está na ponta do sistema, e pode salvar vidas.
“Isso é excelente. O exame de ultrassom é um divisor de águas para a tomada de algumas condutas. Eu também trabalho em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e usamos muito ultrassonografia, porque é um método rápido, barato, e que ajuda muito na tomada de decisões. Trazer isso para a ambulância e para o atendimento pré-hospital é muito bom”, afirmou.
*CORREIO24HORAS
