A moda já estabeleceu à algum tempo, as releituras de modas passadas por estilistas e grandes Maisons como um novo caminho para a criação.
O moderno e o contemporâneo acabaram virando o “antigo”, e anos 20, 30, 40, 50, 60, 80,90… influenciam a moda num ritmo que já não dá nem para saber direito “quando e onde”.
Então, a novidade agora é revisitar a moda dos séculos passados… Você já ouviu falar em “anquinha”? Pois é, segundo o dicionário, significa pequenas ancas / Almofada ou armação que as mulheres usavam sob a saia, para entufá-la.
Segundo a história da moda, ”os primeiros anos do século XIX, trouxeram a nova moda orientalista para a França, enquanto o Reino Unido, principal rival dos franceses, procurava a máxima diferenciação de costumes. Ao restabelecerem-se as relações amistosas entre os dois países, as mulheres britânicas adotaram a moda francesa. O traje feminino exigia o uso de espartilho para afinar a cintura. As mulheres cobriam a cabeça com toucas ou capotas amarradas com laços, e levavam uma pequena bolsa e um guarda-sol. Em meados de século o traje feminino aumentou de volume graças a inúmeras anáguas que, por seu peso, dificultava a movimentação. Data dessa época a invenção da crinolina, armação à base de anéis metálicos flexíveis que substituía com vantagem as anáguas. A crinolina logo deslocou-se para trás e se tornou mais leve, o que deu origem a um levantamento na parte traseira da roupa por meio das anquinhas.”
Entendeu? Gostou da idéia?
Pois é, então agora em pleno o século XXI, as anquinhas voltam à moda (claro em nova versão) e foram a sensação nas coleções de grandes estilistas da moda atual.Bem ,só resta saber se em tempos de mulheres loucas por dietas e por silhuetas esguias, alguém vai querer aumentar o volume dos quadris e doderrière…rsrsrs
*Ana Paula Malacarne