banner
as
publicidade
publicidade

Apenas dois treinadores permaneceram para o Baiano de 2012

Apenas dois treinadores permaneceram para o Baiano de 2012

Faltam apenas 10 dias para o inicio do Campeonato Baiano de 2012 e as equipes ainda correm buscando contratações para reforçar seus elencos para a competição.

Até o momento quem mais contrataram foram os times do interior que buscam repetir o feito do Bahia de Feira que ficou com o título do ano passado.

Dentre as contrações tem jogadores que já passaram pelos grandes da capital e agora buscam brilhar também nos times do interior. Caso de: Jakcson (Bahia de Feira), Allan Dellon (Flu de Feira), Juninho Petrolina (Juazeiro) e Danilo Cruz (Feirense).

Além de atletas, alguns times também trouxeram novos treinadores para tentar surpreender no baianão: o Atlético trouxe Henry Lau, o Fluminense Agnaldo Liz, o Juazeiro Emerson Materus, o Feirense Zanata, o Camaçari Aroldo Moreira, o Vitória da Conquista Elias Borges, o Bahia Joel Santana e o Vitória Toninho Cerezo.

Juazeirense e Itabuna que vieram da segundona continuam apostando nos treinadores que conquistaram o acesso. Paulo Sales comanda a Juazeirense e Danielzinho o Itabuna.

Apenas dois times mantiveram seus comandantes, o Serrano com Edson Leivinha e o Bahia de Feira com Arnaldo Lira.

Este ano a competição dará vagas para a Copa Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Serie D e os seis primeiros colocados disputam a Copa Governador do Estado em 2012.

Regional Interclubes do Oeste da Bahia 2012

A SODESF realizará no próximo dia 13 de janeiro, em Barreiras, o congresso técnico da Copa Interclubes do Além São Francisco – CIASF, 2012.

A competição terá início em fevereiro e reunirá as 20 principais equipes de futebol da região Oeste.

A edição de 2011 contou com a participação de 12 equipes, sendo que o Campeão foi o Verde da Cidade de Angical e o Vice-campeão o Sport de Canápolis.

Segundo a diretoria do atual campeão, o time muda de nome para a disputa da CIASF 2012, deixa de ser Verde e passa a ser Angical Futebol Clube. “O nosso objetivo é manter a mesma base do ano passado com Ninho e Luzinho de Barreiras e os jogadores de Paratinga que foram decisivos na conquista do inédito título de campeão do oeste”, disse William James, presidente da equipe.

A competição será organizada pela Sociedade Desportiva São Francisco (SODESF), com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Várzeas representará Baianópolis na Copa Interclubes 2012

Fundado oficialmente, em 10 de Junho de 1990 por um grupo de amigos com a finalidade de representar o Distrito de Várzeas, Município de Baianópolis, Estado da Bahia em competições esportivas. O Várzeas Esporte Clube durante esses anos de fundação vem conquistando muitas glórias e taças para sua galeria.

Atual Campeão Baianoplense de 2011, a equipe representará o município de Baianópolis pela a primeira vez na Copa Interclubes do Além São Francisco de 2012, com uma equipe mesclada de atletas jovens e veteranos a forte equipe vem se preparando para disputá-la essa grande competição para á historia da equipe, que com os novos reforços já feitos pelo presidente João Varciley tais como: Ruyter, Fabrício e Hortencio (Baianópolis E.C), Diego, Taime (Canabrava), Marcio (Vera Cruz), Preá (Cotegipe) e Ninho (Fluminense de Barreiras) além que o elenco já conta com os atletas Giovane e William (Morada da Lua de Barreiras), atuais campeões pelo clube esse ano.

Ibotirama participará da Copa Interclubes do Oeste 2012

Após 16 anos, a cidade Ibotirama terá um representante no centro futebolístico do Oeste Baiano. A Associação Esportiva São Cristóvão já esta com a presença garantida na Copa Interclubes do Oeste 2012.

A iniciativa partiu do desportista Paulo Baumstark, Presidente do Clube, que inscreveu sua equipe para representar Ibotirama nesta competição.

Paulo salienta que conta com o apoio da Prefeitura de Ibotirama, a Liga Esportiva Ibotiramense e empresas.

“Sabemos que essa empreitada não vai ser fácil, estamos cientes de todas as dificuldades, mas com muita dedicação e apoio de todos (assim espero) podemos fazer bonito e novamente ver o sorriso no rosto de todos os desportistas dessa cidade”. Afirma Paulo, presidente do Ibotirama.

Torneio Início não será realizado em 2012

Grande festa com a presença dos 12 clubes da 1ª divisão do Campeonato Baiano e ainda responsável por ajudar na recuperação de ex-atletas do Estado com problemas de saúde. Ao ler esta descrição, o torcedor baiano não tem dúvidas do que se trata. O Torneio Início.

Criado em 1919, o evento proporcionou momentos de alegrias e muita descontração aos apaixonados pelo futebol na Bahia. Foi pensando nisso que, em 2011, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) resgatou, após 30 anos, a competição que levou grandes públicos aos estádios.

Na oportunidade, depois de passar por quatro adversários, em Pituaçu, o Bahia de Feira se tornou o primeiro clube do interior a levantar a taça. Sem esquecer o lado beneficente, a FBF destinou toda a renda à Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado da Bahia (Agap), em favor de ex-atletas baianos que hoje sofrem com doenças como Hepatite C entre outras.

Um grande exemplo de beneficiado pelo Torneio Início é o ex-jogador do Bahia Maílson. O ex-lateral tricolor é portador de uma doença degenerativa chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que comprometeu os movimentos das mãos e pernas, além da fala. Devido à enfermidade, Maílson não consegue mais andar e precisa da ajuda de outras pessoas.

Porém, para tristeza de milhares de pessoas, este grande evento não será realizado em 2012. Após diversas tentativas da FBF, o torneio, que seria realizado em 15 de janeiro, foi obrigatoriamente cancelado.

O motivo foi a falta de local para sua realização. Única praça esportiva pública da capital, o Metropolitano de Pituaçu não foi liberado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável por sua administração. O órgão alegou que o estádio só poderia ser reaberto no dia 18 de janeiro, quando será dada a largada no Baianão 2012.

Ao ouvir o não, a entidade máxima do futebol no Estado não “abaixou a cabeça” e seguiu lutando pela realização da grande festa. Após outras tentativas junto à Sudesb, a FBF recorreu ao Estádio Manoel Barradas, de propriedade do Esporte Clube Vitória. Mas, em obras de recuperação do gramado, o Barradão só poderia ser utilizado a partir de 22 de janeiro.

Ciente das inúmeras tentativas para manter a competição, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, lamentou a impossibilidade da edição 2012 acontecer. “Lamentamos informar que a FBF não terá como realizar o Torneio Início. Infelizmente, não há outra praça esportiva apta a abrigar a competição, dado ao número de atletas nela envolvidos, os quais necessitam de acomodações mínimas para aguardar seus jogos, especialmente quanto a vestiários”, explicou.

O dirigente ainda lembrou o cunho social que teria o evento. “De igual forma, lamentamos o fato de que com a não realização do Torneio Início, a Agap e o Sidasp perderão importantes receitas, que decerto seriam utilizadas para o desenvolvimento das suas respectivas atividades”.

Porém, a luta não acabou. A FBF garante empenho para que a competição volte a emocionar os torcedores baianos no próximo ano. “Não desistiremos do Torneio Início. Vamos tentar novamente a sua realização em 2013. Dessa vez, esperando mais sensibilidade para que tenhamos o estádio à disposição”, completou Rodrigues. Fonte: FBF (Federação baiana de futebol)

Boas parcerias serão bem-vindas para o bem do esporte

Eunápolis – Para o bem do esporte eunapolitano em suas diversas modalidades, as boas parcerias serão bem-vindas neste ano de 2012. Estas foram as primeiras palavras da diretora do departamento de esporte e cultura da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura Municipal de Eunápolis, professora Adail Brito.

Compreendendo que o ano de 2011 foi de brilho para todas as categorias, Adail afirmou que a responsabilidade de manter viva a prática esportiva do município não está apenas nas mãos do poder público municipal e sim de todos os segmentos da sociedade que desejam uma educação melhor para as crianças e os jovens.

“Nosso departamento de esportes, anexo à Secretaria Municipal de Educação está de portas abertas para que as pessoas se dirijam e apresentem a sua proposta de contribuição”, desta Adail.

A diretora fez uma explanação a cerca dos avanços que foram obtidos na administração do prefeito Robério Oliveira, quando ginásios e várias quadras poli-esportivas, inclusive cobertas e com arquibancadas foram construídas com objetivo de proporcionar o lazer de toda a juventude, tanto na sede como no interior do município.

Sobre as perspectivas para o ano de 2012, Brito salientou que os avanços continuarão acontecendo, pois este é o objetivo do prefeito Robério Oliveira, trabalhar cada vez mais para o bem do seu município, mencionando inclusive a construção de outras praças esportivas, asfaltamento de mais ruas, praças e avenidas, um dos principais pontos do seu governo.

Finalizando, Adail Brito afirmou que as ações no esporte já terão início no mês de março com os campeonatos inter-bairros, objetivando interagir as escolas da rede pública municipal, a exemplo do que ocorreu no ano de 2011. Por: Evandro Lima / Sulbahianews


 

Curiosidades do Futebol

Desempenho dos goleiros da seleção do Brasil

Gilmar fez sucesso no Corinthians e Santos, jogou as Copas de 1958, 1962 e 1966.

96 jogos oficiais e 101 gols sofridos pela seleção brasileira: 8 x 1 Bolívia, 2 x 1 Chile, 2 x 2 Paraguai, 1 x 4 Chile, 0 x 0 Paraguai, 2 x 1 Peru, 1 x 0 Argentina, 0 x 0 Uruguai, 1 x 0 Portugal, 1 x 1 Suíça, 3 x 2 Áustria, 0 x 0 Tchecoslováquia, 0 x 3 Itália, 1 x 0 Turquia, 2 x 4 Inglaterra, 2 x 0 Itália, 0 x 0 Argentina, 0 x 1 Tchecoslováquia, 4 x 1 Tchecoslováquia, 4 x 2 Chile, 7 x 1 Equador, 9 x 0 Colômbia, 2 x 3 Uruguai, 1 x 0 Peru, 0 x 3 Argentina, 1 x 1 Peru, 1 x 0 Peru, 2 x 0 Argentina, 5 x 1 Paraguai, 0 x 0 Paraguai, 3 x 1 Bulgária, 3 x 0 Áustria, 0 x 0 Inglaterra, 2 x 0 União Soviética, 1 x 0 País de Gales, 5 x 2 França, 5 x 2 Suécia, 3 x 1 Uruguai, 4 x 1 Paraguai, 1 x 1 Argentina, 2 x 0 Inglaterra, 7 x 0 Chile, 1 x 0 Chile, 5 x 0 Egito, 3 x 1 Egito, 3 x 0 Egito, 4 x 3 Dinamarca, 2 x 4 Argentina, 4 x 1 Argentina, 4 x 0 Chile, 2 x 1 Paraguai, 0 x 1 Uruguai, 5 x 1 Argentina, 2 x 0 Paraguai, 3 x 2 Paraguai, 2 x 1 Chile, 1 x 0 Chile, 3 x 2 Paraguai, 6 x 0 Paraguai, 2 x 1 Portugal, 1 x 0 Portugal, 3 x 1 País de Gales, 3 x 1 País de Gales, 2 x 0 México, 0 x 0 Tchecoslováquia, 2 x 1 Espanha, 3 x 1 Inglaterra, 4 x 2 Chile, 3 x 1 Tchecoslováquia, 2 x 3 Argentina, 5 x 2 Argentina, 0 x 1 Portugal, 1 x 5 Bélgica, 3 x 2 França, 0 x 1 Holanda, 2 x 1 Alemanha Ocidental, 1 x 1 Inglaterra, 0 x 3 Itália, 1 x 0 Egito, 5 x 0 Israel, 3 x 0 Alemanha Ocidental, 5 x 1 Inglaterra, 0 x 3 Argentina, 4 x 1 Portugal, 0 x 0 Portugal, 3 x 1 País de Gales, 1 x 0 Chile, 4 x 0 Peru, 2 x 1 Tchecoslováquia, 5 x 3 Espanha, 1 x 1 Escócia, 3 x 2 Suécia, 2 x 0 Bulgária, 1 x 3 Hungria, 0 x 1 Paraguai e 2 x 1 Inglaterra.

5 jogos não oficiais e 3 gols sofridos – 4 x 0 Fiorentina, 7 x 1 Malmoe, 2 x 2 Internazionale, 4 x 0 Sporting e 2 x 0 Seleção Gaúcha.

Liomar Mota-Colunista de Esportes do Jornal Alerta


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21