Grupo de atores de Helvécia participam de evento neste domingo (24/10) no Pelourinho
O Auto de São Benedito, peça teatral encenada pela comunidade de Helvécia, (Nova Viçosa, BA) e montada com o apoio da Fibria, estará presente no Encontro Nacional de Culturas Hereditárias no Pelourinho, em Salvador, neste domingo (24/10), às 20 horas. O encontro, que reunirá em praça pública todas as comunidades de culturas hereditárias da Bahia, é um evento internacional e são esperadas as presenças de Daniela Mercury, Gilberto Gil e Carlinhos Brown, dentre outros.
O Auto de São Benedito é uma peça estrelada por 60 pessoas da comunidade de Helvécia, sendo 30 atores e 30 figurantes. Os participantes do espetáculo foram selecionados a partir de oficinas de teatro, dança, música e criação, que avaliaram o potencial artístico de cada um. A produção do figurino ficou a cargo das costureiras, artesãs e bordadeiras locais. Também participam da montagem os grupos de capoeira Art-Bahia, Bate Barriga e Quebra Aí e um coral de jovens com idade entre 12 e 17 anos.
A peça já foi sinônimo de sucesso em suas apresentações durante o ano de 2009 na Bahia e no Espírito Santo. A história é baseada em um livro de poemas de Cordel que narra a importância e os milagres do santo negro. O espetáculo tem direção do ator e coreógrafo Ciro Barcelos, cujo trabalho é reconhecido inclusive fora do Brasil, e conta com o apoio da Fibria e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) .
HELVÉCIA é um distrito que fica no extremo sul da Bahia, no município de Nova Viçosa, e tem aproximadamente 4 mil moradores. Cerca de 80% da população é negra e carrega uma rica herança cultural. Durante o ano, são realizados dois eventos importantes: a festa de São Sebastião (visitada por mais de 10 mil pessoas) e a celebração de Nossa Senhora da Piedade. Parte da população vive da lavoura, outros trabalham na prefeitura ou em empresas que prestam serviços para a Fibria e outras companhias da região.