O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira aumento em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic), passando para 12,50% ao ano. A elevação é quinta do ano, deixando os juros no nível mais alto desde janeiro 2009.
“Avaliando o cenário prospectivo e o balanço de riscos para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic para 12,50% a.a., sem viés”, disse o Bacen.
O aumento tem como objetivo conter a alta da inflação, assim atingindo as metas pré-estabelecidas. Somente em 2011, a taxa Selic tem aumento 1,75 ponto percentual. Economistas esperam na próxima reunião do grupo, marcada para o final de agosto, seja aumentado pelo menos mais 0,25 ponto percentual.
Para o presidente da Federação de Comércio no Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Orlando Diniz, a alta já era esperada e se distancia do padrão internacional, sendo uma das maiores do mundo.
“A decisão de elevar a taxa Selic aumenta a distância entre a taxa de juros do Brasil e o padrão internacional. Apesar da desaceleração da atividade doméstica, das incertezas que persistem no cenário externo e do arrefecimento da inflação, o gerenciamento atual das contas públicas compromete a oportunidade de o páis crescer de forma acelerada”, disse Orlando.