Bolsonaro volta a dizer que governo vai ofertar vacina que seja certificada pela Anvisa

-
08 de dezembro de 2020
Compartilhar:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a confirmar que qualquer vacina que seja certificada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação, conforme o presidente, será gratuita e não será obrigatória.

“Em havendo certificação da Anvisa (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória. Segundo o Ministério da Economia, não faltarão recursos para que todos sejam atendidos”, disse no Twitter, nesta segunda-feira (07).

No final do mês passado, o presidente já havia afirmado que a vacinação seria gratuita para todos os brasileiros. Na época, ele chegou a dizer que não receberia o imunizante, porque “é um direito” dele.

Na ocasião, o militar reformado fez uma referência ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB), sem citar o nome, ao dizer que quem defende a vacinação obrigatória é “ditador” e “está a fim de fazer negócio com a vida dos outros”.

Apesar da declaração do presidente, a decisão se a vacina será obrigatória ou não cabe ao Ministério da Saúde. A fala ainda vai contra um estudo publicado em agosto que mostra que um imunizante com eficácia de 80% precisa ser aplicado em ao menos 75% das pessoas para dar fim à pandemia.

Compartilhar: