O Botafogo empatou em 1 a 1 com o Atlético Goianiense, na noite desta quinta-feira, em partida disputada no Engenhão válida pelo Campeonato Brasileiro. Apesar da disposição, a equipe comandada por Caio Júnior encontrou o adversário muito fechado na defesa. Com o resultado, o Botafogo se afastou do G-4 e está em sexto lugar, com 15 pontos. O time goiano está na 15ª colocação, com oito pontos.
Fogão marca, mas deixa vantagem escapar
Aos quatro minutos do jogo, o argentino Herrera demonstrou que está cuidado bem do ataque do alvinegro (por conta da ausência de Loco Abreu, servindo o Uruguai na Copa América) de carioca ao abrir o placar: recebeu a bola após cobrança de falta pela direita por Elkeson, girou e finalizou no canto direito do goleiro Márcio. O gol era o indicativo que o Botafogo iniciou a partida com muita pressão.
Pelo lado do Atlético-GO, Thiago Feltri era o destaque com seus cruzamentos pela esquerda. E foi desta forma que o time comandado por PC Gusmão chegou ao gol de empate: o lateral levantou com liberdade e Anselmo subiu mais que a zaga para cabecear no canto do surpreendido Renan.
A igualdade do placar equilibrou o confronto. Elkeson e Maicossuel eram os responsáveis pela criação, mas o Botafogo sentia a carência de mais finalizadores de ofício. Preferindo manter o resultado, o time goiano se mantinha na defensiva. A torcida presente no Engenhão não gostou e vaiou com o apito final.
Alessandro é aplaudido pela torcida
Com o retorno para o segundo tempo, os torcedores passaram a cantar para o incentivo dos jogadores botafoguenses. Aos 16 minutos, uma tentativa de aproximação por parte do Atlético-GO: Juninho recebeu passe de Pituca. O atacante iria acertar o chute não fosse a salvação por parte de Márcio Azevedo com uma cabeçada. O lateral recebeu os devidos agradecimentos de Renan.
Os torcedores pediram e Caio Júnior atendeu, colocando Cidinho no lugar de Alessandro. O eterno questionado lateral-direito deixou o campo aplaudido, reconhecimento dos botafoguenses pela dedicação demonstrada. O time goiano prosseguia tentando com os cruzamentos de Thiago Feltri.
O Botafogo passou a exercer mais pressão nos dez minutos finais de jogo. Ansioso, Maicosuel cometia erros toscos em jogadas de bola parada. A quantidade de passes errados impressionava. O Atlético-GO se mantinha fechado em seu campo, enquanto o alvinegro carioca tocava na intermediária e procurava uma brecha. Mas não encontrou.
Ficha Técnica
Botafogo x Atlético-GO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 07/07/2011
Horário: 19h30
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Auxiliares: Cesar Augusto de Oliveira Vaz (DF) e João Paulo Neto (DF)
Gols: Herrera, aos 4, e Anselmo, aos 15 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Herrera (BOT), Anderson, Thiaguinho, Agenor e Pituca (AGO).
Botafogo: Renan, Alessandro (Cidinho), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Somália (Caio), Lucas Zen, Maicosuel, Elkeson e Everton (Lucas); Herrera. Técnico: Caio Júnior.
Atlético-GO: Marcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Bida, Pituca (Renato Augusto) e Thiaguinho (Adriano Pimenta); Anselmo e Juninho (Felipe). Técnico: Paulo César Gusmão.(srzd)