Candidatura de Aline Peixoto ao TCM é aprovada em comissão da Assembleia
-
06 de março de 2023
Da Redação
A candidatura da ex-primeira-dama Aline Peixoto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi aprovada na manhã desta segunda-feira por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia. Trata-se da última etapa antes da eleição em plenário.
Antes da votação do parecer da deputada Ivana Bastos (PSD) a favor da admissibilidade da candidatura de Aline, a esposa do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), foi sabatinada na CCJ por deputados governistas e oposicionistas. Antes, em discurso de abertura, ela chegou a chorar ao dizer que vinha sendo vítima de machismo e ataques pessoais por ser casada com Rui.
Logo no início da sessão, o deputado Robinho (União) questionou a candidata sobre as críticas feitas pelo senador Jaques Wagner (PT) à indicação dela. Em entrevistas durante o Carnaval, Wagner afimou que era contra a candidatura – o senador preferia o nome de um parlamentar da federação formada por PT, PCdoB e PV. Aline não respondeu a pergunta.
Agora, o nome de Aline, que é enfermeira por formação, segue para o plenario. A partir das 15h, o outro candidato à vaga, o ex-deputado estadual Tom Araújo (União), também será sabatinado na CCJ. Enquanto Aline foi inscrita pela bancada do governo, Tom teve o aval da oposição e de parte do bloco independente.
A eleição em plenário deve acontecer nesta terça (07) ou quarta-feira (08). O voto é secreto, em cédulas de papel. O vencedor precisa ter no mínimo 32 votos.