Foto: Reprodução / Redes Sociais
Na quarta-feira, 11 de setembro, moradores de Porto Seguro, encontraram a carcaça de um filhote de baleia à deriva em uma das praias da região. O animal estava em avançado estado de decomposição, o que dificultou a identificação precisa da espécie, de acordo com o Projeto Baleia Jubarte.
O Projeto que monitora a vida marinha na região, confirmou que a baleia encontrada era um filhote e estava em um estágio de decomposição tão avançado que suas vísceras estavam expostas e as nadadeiras haviam desaparecido. Por esse motivo, a identificação da espécie não pôde ser confirmada, apesar de se tratar de um período de alta incidência de baleias jubarte na Bahia, em que a espécie costuma aparecer com mais frequência no litoral.
Os banhistas que encontraram o animal realizaram a remoção da carcaça para a faixa de areia, e, devido ao grande movimento turístico da praia, a prefeitura local decidiu fazer a remoção imediata. A equipe do Projeto Baleia Jubarte de Caravelas, localizada a cerca de 250 km de distância, não conseguiu chegar a tempo para investigar o caso em maior profundidade. Com a ausência de uma avaliação detalhada, a causa da morte do filhote permanece desconhecida.