A Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Sociedade Israelita da Bahia, promove neste domingo (29), às 17 horas, em Salvador, a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela ONU.
O evento terá a presença de autoridades, líderes comunitários e religiosos. A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia em 2011 e já incluiu este item em sua agenda oficial. Estará em Salvador, ao lado do governador Jaques Wagner.
A Conib realiza uma alternância entre cidades brasileiras para receber a cerimônia. Em anos anteriores ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Em Salvador, cidade com a maior população de afrodescendentes fora da África, a Conib lembrará também os negros que foram vítimas do Holocausto.
Havia cerca de 20 mil negros na Alemanha quando os nazistas tomaram o poder, em 1933.
De acordo com o Museu do Holocausto, em Washington, os negros foram vítimas de isolamento, perseguições, prisão, experiências médicas e morte. Segundo a pesquisadora Terese Pencak Schwartz, 400 crianças negras foram esterilizadas.
O Dia do Holocausto, criado há sete anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca a data (27 de janeiro) em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945.
A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico”.
A Confederação – A Conib é o órgão de representação da comunidade judaica brasileira, composta por cerca de 120 mil pessoas. É uma entidade de caráter apartidário, atuando com base em princípios como paz, democracia, combate à intolerância e ao terrorismo, justiça social e diálogo inter-religioso.
A entidade representa diferentes setores da comunidade, independentemente de sua vertente religiosa ou política. Seu presidente é Claudio Lottenberg, médico doutor pela Escola Paulista de Medicina. Ele é também presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
A Sib é a representante oficial da comunidade judaica baiana e tem como principais objetivos fortalecer valores e tradições judaicas, além de promover a participação ativa da comunidade na vida do Estado. Seu presidente é Mauricio Szporer, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e juiz membro e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.