É normal notar uma secreção esbranquiçada ou incolor na calcinha?

-
04 de setembro de 2011
Compartilhar:
Foto: Getty Images(Por Daniela Carasco)

Muitas mulheres notam a presença de uma secreção esbranquiçada ou incolor esem cheio na calcinha. Se esse é o seu caso, não entre em pânico. “Por influência hormonal, desde a adolescência até antes da menopausa é comum o colo do útero liberar essa substância”, diz o ginecologista Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano, em entrevista à revista CLAUDIA. “A quantidade ainda varia de mulher para mulher e aumenta na ovulação”, explica a ginecologista Bárbara Murayama à revista VIVA!MAIS.

Agora, se o corrimento mudar de cor ou provocar coceira, é a hora de procurar um médico. “Pode ser sinal de processo inflamatório, geralmente causado por imunidade baixa ou bactérias transmitidas pelo sexo sem proteção”, alerta o especialista. O uso abusivo de roupas sintéticas apertadas e de absorventes íntimos que impedem a ventilação local, também contribuem para o surgimento do problema.

Ele recomenda então o uso do preservativo, sabonete íntimo e calcinhas de algodão para evitar o problema. “Outra dica é dormir sem a calcinha para que a região não permaneça ‘abafada’ pelo menos durante a noite.”, conta a Dra. Lucila Pires Evangelista à revista NOVA. Além disso, jamais tome remédios por conta própria. Isso só piora a situação, pois uma das causas de corrimento é o uso indiscriminado de antibióticos, que destroem as bactérias protetoras da vagina. (Mmulher)

 

Compartilhar: