Empresários de Mucuri, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas aprendem sobre inovação no turismo
O programa Avançando na Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro segue até setembro, com uma série de capacitações
Mucuri – Com o objetivo de aprimorar o restaurante que tem há oito anos em Mucuri, Karen Alzamora participou do primeiro encontro do Programa Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro realizado na Costa das Baleias, nesta sexta-feira, dia 24, em Mucuri. “Para crescer, é preciso conhecer, se preparar”, disse.
A ação do programa, realizado pela Confederação Nacional do Turismo em parceria com o Sebrae e a Câmara de Turismo da Costa da Baleias, aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Mucuri e reuniu 25 empresários dos municípios de Mucuri, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas. As capacitações previstas no programa acontecerão até setembro, incluindo palestras, oficinas, consultorias, avaliações e diagnósticos.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, destacou a importância da capacitação para o mercado. “Os turistas estão cada vez mais exigentes e o segmento precisa acompanhar a evolução do mercado”, afirmou.
Temas como globalização, tendências na indústria do turismo e a importância da inovação no setor foram explorados pela coordenadora do programa no estado da Bahia, Eliana Maia.
Os participantes contaram ainda com a palestra “Chaves para uma gestão eficaz”, com o consultor Jaime Amaral, que explorou aspectos como qualidade, gestão de pessoas, sustentabilidade e formação de preço como pilares para o sucesso.
A presidente da Associação de Hoteis de Nova Viçosa, Lucenilde Araújo frisou a necessidade de aprender. “O mercado é muito dinâmico, é latente a necessidade de reciclagem e de atualização”, comentou.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mucuri Maria de Lourdes Acedo P. Alves da Cruz também enfatizou o benefício da capacitação para o empresariado. “ Precisamos nos organizar melhor, para receber ainda melhor o turista e com isso promover o desenvolvimento regional”, concluiu.