banner
as
publicidade
publicidade

Fibria e Instituto Votorantim realizam evento sobre educação e premiação de concurso.

Fibria e Instituto Votorantim realizam evento sobre educação e premiação de concurso.

A Fibria e o Instituto Votorantim realizaram, na última sexta-feira (12), um evento para falar sobre educação e premiar os alunos vencedores do Concurso “Tempos de Escola”. Para abordar o assunto vieram à Bahia, Linda Goulart, assessora especial do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e Luiz Hudson Guimarães, coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação do MEC.

Pela manhã, em Teixeira de Freitas, foi  realizada uma reunião com 70 pessoas, entre prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Extremo Sul da Bahia (Apes), secretários de Educação e técnicos da área para a construção de um diálogo sobre Políticas Públicas da Educação e o Programa de Ações Articuladas (PAR). “É uma grande satisfação para nós, da Fibria, realizar um evento como esse que tem como objetivo trabalhar a educação, que é um tema imprescindível para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, disse Eloi Catani, coordenador de Sustentabilidade da Fibria, durante a abertura do evento.

Membro da equipe técnica do PAR, Hudson esclareceu dúvidas e orientou os participantes sobre a melhor maneira para utilização da ferramenta. Entre 2007 e 2010, o PAR passou a ter amplo desenvolvimento na Bahia, uma vez que todos os 417 municípios desenvolvem o Programa, que é uma ferramenta de gestão essencial para a consolidação de programas federais como Proinfância, Programa Caminho da Escola, Proinfo, entre outros.

Na oportunidade, o coordenador aproveitou para ressaltar a importância dos dirigentes municipais no desenvolvimento do PAR. “O dirigente deve assimilar a real situação da educação no município, compor e instituir a equipe local e atribuí-la a função de coordenação do PAR, que passa pelo replanejamento para 2011, planejamento dos anos de 2012 a 2014, além do acompanhamento e monitoramento quando dos períodos em evolução”, disse Hudson.

O Coordenador de Apoio aos Sistemas da Educação do MEC, Luiz Hudson Guimarães, destacou que o PAR possui um planejamento estratégico para fazer com que as diretrizes do plano sejam cumpridas no âmbito de cada município. “Precisamos garantir o direito de aprender que cada indivíduo possui, reduzindo as desigualdades sociais e possibilitando uma escola de qualidade para todos”, avaliou.

O evento prosseguiu no Centro de Treinamento de Posto da Mata (Centro), Nova Viçosa, onde Linda Goulart proferiu palestra sobre mobilização social pela educação abordando o quadro atual, os avanços e os desafios da educação brasileira. Segundo Linda, é necessário que ocorra de fato uma mobilização envolvendo família, órgãos governamentais de apoio social, entidades da sociedade civil, empresas privadas, escolas, entre outros. “O diálogo sobre educação precisa ser ampliado para a sociedade. Só com o comprometimento de amplos segmentos, ela se tornará, de fato, um valor social”, destacou a assessora.

“Tempos de Escola” 2010

Logo após a palestra, foram premiados os vencedores do concurso “Tempos de Escola”: no ensino fundamental, Marilene Flora da Silva, da Escola Municipal Claudionora Nobre de Melo (Caravelas), e Samira Batista de Abreu, da Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso (Nova Viçosa); no ensino médio, João Vitor Souza, da Escola Estadual Eraldo Tinoco (Nova Viçosa). Os estudantes receberam como premiação um diploma de participação, um aparelho MP4 e um kit de livros. Os professores orientadores dos alunos vencedores receberão um diploma de destaque, assinatura anual da Revista Onda Jovem e um kit de livros.

Vencedor do concurso pela segunda vez consecutiva, João Vitor já faz planos para o futuro. “Estou muito feliz com esse prêmio, tenho certeza que ele me ajudará a fazer o meu curso de Teologia”, destaca.

As redações tiveram como tema “O professor que marcou minha vida”, em que os alunos tiveram que fazer uma entrevista com um morador da sua comunidades e o texto deveria contar sua história, descobrindo quem foi o professor mais importante de sua trajetória. O concurso Tempos de Escola 2010 contou com quase 700 redações inscritas em 39 municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação. Vale ressaltar que Nova Viçosa foi o município que apresentou o segundo maior número de inscrições das escolas participantes do projeto no país: 88 no total.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21